https://www.poetris.com/
 
Poemas -> Reflexão : 

ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹

 
ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
 
Está a morrer a geração dos nossos pais
Que com sentimento matava a fome que a vida lhe ia dando
Já a nova geração é tudo fútil sem sentimento
Quanto mais têm, mais querem, sem dar valor a nada
Está a morrer a geração dos meus, dos teus pais
Aquela que sem estudos educou os filhos como sabia
Com firmeza, respeito, fé, humildade e perdão
Apesar de terem muito pouco
Nunca deixou de faltar o pão na mesa
Que nunca faltasse o mínimo em casa ou o indispensável
Que nos ensinou valores que hoje ninguém dá valor
Como o respeito pela vida humana, o amor pelos outros
A geração que ensinava os rapazes sobre o respeito
E valor das mulheres, e as raparigas o respeito
E valor dos homens em casa, que deviam respeitar
Com amor cada indivíduo cada decisão
Estão a morrer aquela geração que podiam viver
Com pouca ostentação, sem ficarem tristes
Pela pouca riqueza que tinham, mesmo assim eram felizes
Aquela geração que começou a trabalhar em crianças
Sem tempo para brincar, pois tinham que ajudar em casa
Ajudar a criar os irmãos, sem se queixarem
Aquela geração que mesmos em tenra idade tinha já valores
Como responsabilidade, morrem aqueles que nos ajudaram
A crescer, em muitos casos ajudaram a criar os netos
Eles que passaram por tantas dificuldades para criar os seus
Sem nunca desistir, aquela geração que nos ensinou a viver
Com dignidade, com fé, com amor, com lealdade
Com humildade, com perdão, com sabedoria
Com esperança, sem amargura no coração
Morrem aqueles que depois de uma vida feita de tantos sacrifícios
De tantas dificuldades que fizeram durante toda a sua vida
Hoje têm as mãos enrugadas, a testa franzida
A cara cheia de rugas e de tantas mazelas
Que a vida lhes foi dando e mesmo assim com um lindo sorriso
E sempre com a cabeça erguida e com o coração em pedacinhos
É essa geração que nos ensinou tantas coisas durante
A nossa vida e fomos felizes que nos deram a vida está a morrer
A morrer sem que nada passamos fazer
A geração que tanto lutaram pequenas crianças
Que tiveram que crescer rápido
Bendita, bendita seja a geração que nos amou tanto
E que tanto nos ensinou

A geração dos nossos queridos pais.

Open in new window


╭✿ ♥
Não me considero poeta
Descobri escrevendo por acaso

Você pode copiar, distribuir, exibir, executar
desde que seja dado crédito ao autor original.


🌹
Isabel Morais Ribeiro Fonseca
 
Autor
IsabelRFonseca
 
Texto
Data
Leituras
455
Favoritos
9
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
116 pontos
18
13
9
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/02/2021 16:01  Atualizado: 09/02/2021 16:01
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
a sério! esta manhã estive a ler o jornal de noticias e não vi nada! sentimento! bem, há sentimentos bons e maus. nota-se a milhas de distância que essa cabecinha oca... não dá para mais não é Isabel! você é daqueles seres que leva o coração no sitio da cabeça que perdeu em qualquer lado e nem se lembra. ó senhor... tem piedade do mundo!

Enviado por Tópico
BrunoTiago
Publicado: 09/02/2021 16:07  Atualizado: 09/02/2021 16:07
Muito Participativo
Usuário desde: 19/11/2020
Localidade:
Mensagens: 87
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Magnífica reflexão. Abraços poéticos!

Enviado por Tópico
DeboraSilva
Publicado: 09/02/2021 16:28  Atualizado: 09/02/2021 16:28
Muito Participativo
Usuário desde: 23/07/2018
Localidade:
Mensagens: 50
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Parabéns pela inspiração poética
Abraços

Enviado por Tópico
CarolinaFonseca
Publicado: 09/02/2021 17:28  Atualizado: 09/02/2021 17:28
Da casa!
Usuário desde: 15/08/2018
Localidade:
Mensagens: 344
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹


Beijinhos mãezinha

Open in new window

Enviado por Tópico
MicaelaFerreira
Publicado: 09/02/2021 17:58  Atualizado: 09/02/2021 17:58
Super Participativo
Usuário desde: 22/10/2020
Localidade:
Mensagens: 139
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Que rica inspiração. Saudações poéticas!

Carpe diem

Enviado por Tópico
AntónioFonseca
Publicado: 09/02/2021 18:00  Atualizado: 09/02/2021 18:00
Colaborador
Usuário desde: 31/05/2013
Localidade:
Mensagens: 1349
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Excelente homenagem poética, numa valorosa reflexão, dos nossos pais, pois tanto nos ensinaram.
Sim a dor de perder um dos nossos progenitores é imensa e quando perdemos ambos é infinita, ficando assim só a saudade e as recordações que sentimos, não havendo nada a fazer, restando apenas relembrar os bons momentos passados com cada um deles.
Porque a lei da vida é mesmo isto...viver e morrer.
Ficará o amor e a saudade.


Enviado por Tópico
nereida
Publicado: 09/02/2021 19:56  Atualizado: 09/02/2021 19:56
Colaborador
Usuário desde: 27/08/2017
Localidade: São Paulo
Mensagens: 1945
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Oi querida Isabel, tenho que concordar, pois tudo o que escreveu tão lindamente é pura verdade. O mundo tornou-se egoista, não se dá valor a nada. Triste!
Abraço.

Enviado por Tópico
Erotides
Publicado: 09/02/2021 21:28  Atualizado: 09/02/2021 21:28
Colaborador
Usuário desde: 26/02/2020
Localidade: BRASIL
Mensagens: 754
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
A poesia também marca a história, o saber, é que pode nos dá um certo rumo na vida .

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/02/2021 05:19  Atualizado: 10/02/2021 05:19
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
nada me move em termos pessoais contra esta ou aquela pessoa, chame-se ela Isabel João Manuel ou outra, mas contra este ou aquele pensamento, filosofia ponto de vista... em todo o caso todo o pensamento opinião etc tem o direito a existir. só que muitas vezes dou comigo a pensar que vivemos um tempo em que toda a gente opina sobre tudo na maioria dos casos sem saber muito bem o que diz, embora tenha direito de o fazer não deveriam essa gente fazer um exame de consciência e em grande parte dos casos estar calada ou apenas falar do que sabe realmente? eu suponho que sim senão aonde vamos nós com arquitetos a opinarem sobre lavoura lavradores a opinarem sobre medicina médicos a opinarem sobre mecânica etc, e tudo superficialmente, embora com sentimento, provavelmente ao caos, que é precisamente isso que tem sucedido. no caso em particular... custa-me muito ouvir dizer que ontem é que foi bom e que hoje está tudo fodido. pois se hoje está tudo fodido é porque ontem não foi tão bom como se diz porque se o fosse hoje não estaria tudo fodido. com que cara dizemos nós aos nossos filhos que eles são piores que os nossos pais se fomos nós que os educamos, se fomos nós que lhes preparamos o caminho? ontem foram cometidos mais crimes contra a humanidade que hoje logo os nossos pais não foram melhores que nós e nós que os nossos filhos. mas se realmente eu estivesse errado e hoje as coisas fossem piores que ontem então a culpa seria nossa porque fomos nós que lhe demos o presente. como se pode dizer mal duma geração cujas pernas lhe foram cortadas por todas as gerações que a precedeu? sim, que futuro preparamos nós para que os nossos filhos tivessem um desempenho melhor que o nosso e que os nossos antepassados? as coisas não caem do céu. apontar o dedo é fácil, mas convém que saibamos a quantas andamos. o meu problema não é consigo, é de certa forma com o mundo que se faz todos os dias. as pessoas vão para as redes sociais opinar sobre tudo, dizem que está tudo mal e depois defendem o modelo de sociedade que levou a que estivesse tudo mal! não dá para entender muito bem este tipo de raciocínio. por exemplo, quando fala de sentimento está a falar de quê? sendo que muita gente já foi assassinada por muita gente que possuía sentimentos, no caso sentimentos maus. e há também sentimentos bons. agora está na moda dizer-se que isto ou aquilo é bom porque é sentido. qual sentido... pode ser de fato mas muitas vezes são apenas palavras. mesmo sendo sentido qual o sentimento que lhe é inerente? o ódio, a raiva, a inveja, o carinho, o amor,... etc. tudo são sentimentos. pois se queremos que o mundo avance não devemos em todo o caso comportarmo-nos como pedras e muito menos dar pareceres tendenciosos, devemos deixar que o mundo funcione naturalmente, e deixar que os arquitetos falem de arquitetura, os artistas façam arte, o lavrador pratique lavoura etc. somos todos tão moralistas e fomos capazes de destruir o planeta em pouco tempo deixando para os nossos filhos um futuro penhorado. ora... que grande moral. espero com isto ter esclarecido o porquê da minha discordância de certos pensamentos manifestando-me muitas vezes, e aqui sim, admito e penitencio-me pela forma como muitas vezes o faço, sendo que nem todos os dias me apetece escrever tanto como desta vez e muito menos ser politicamente correto, o que não é desculpa eu sei mas... se o mundo está estragado os nossos filhos são os únicos que não têm culpa. a culpa é nossa e dos nossos antepassados que lhes demos o que têm. o respeito pela vida humana! pois se hoje se cometem menos atrocidades que ontem logo no tempo dos nossos pais havia menos respeito pela vida humana. enfim... santa Isabel... a minha amiga será coxa! hummm mas o mundo tem de melhorar, e muito, claro. inclusive eu tu ele ou ela
isto é que são escritores! escritores do facetrook

Enviado por Tópico
CarolinaFonseca
Publicado: 10/02/2021 10:24  Atualizado: 10/02/2021 10:24
Da casa!
Usuário desde: 15/08/2018
Localidade:
Mensagens: 344
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹


I love you mamazita

Open in new window

Enviado por Tópico
SoledadViñas
Publicado: 10/02/2021 10:48  Atualizado: 10/02/2021 10:48
Super Participativo
Usuário desde: 14/12/2020
Localidade:
Mensagens: 132
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Ser anciano es un privilegio, la vejez no es una enfermedad, morir viejo es vivir!
La primera obligación de todo ser humano es ser feliz, la segunda hacer feliz a los demás.

Enviado por Tópico
Legan
Publicado: 10/02/2021 19:47  Atualizado: 10/02/2021 19:47
Da casa!
Usuário desde: 26/01/2010
Localidade: Algures em Trás-os-Montes
Mensagens: 494
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Infelizmente é verdade está a morrer a geração que cuidou de nós e que nos deu liberdade...

Perfeito

Abraço

Enviado por Tópico
Juanito
Publicado: 11/02/2021 20:17  Atualizado: 11/02/2021 20:17
Colaborador
Usuário desde: 26/12/2016
Localidade: España
Mensagens: 3045
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Infelizmente os meus pais já morreram, mas enquanto viva, vive a memória daquele tempo em que eles estavam ao pé de mim.

Gostei muito do seu poema, estimada poetisa.

Meus parabéns e um grande abraço!

Enviado por Tópico
Frágilvocábulo
Publicado: 12/02/2021 02:15  Atualizado: 12/02/2021 02:15
Muito Participativo
Usuário desde: 04/08/2019
Localidade:
Mensagens: 67
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Parabéns pela sensibilidade aguçada que nos desperta para uma dura realidade... Obrigado Isabel

Um Abraço

Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 12/02/2021 13:23  Atualizado: 12/02/2021 13:23
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 9716
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Bom dia IsabelRFonseca, o pior é a forma que o covid-19 está exterminando esta geração, a morte por asfixia deve ser uma das piores que posamos experimentarmos, parabéns pela vossa virtuosa analogia, um abraço, MJ.

Enviado por Tópico
ElisabettM
Publicado: 18/02/2021 11:41  Atualizado: 18/02/2021 11:41
Super Participativo
Usuário desde: 04/01/2019
Localidade:
Mensagens: 112
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Bendita seja a geração que nos amou!
Fantástico! Parabéns!

Enviado por Tópico
CatyLovely
Publicado: 18/02/2021 15:11  Atualizado: 18/02/2021 15:11
Participativo
Usuário desde: 28/02/2020
Localidade:
Mensagens: 30
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Ame seus pais, sua vida e seus amigos. Seus pais, porque são únicos. Sua vida, porque é curta demais. Seus amigos, porque são raros. beijos

Enviado por Tópico
marylouise
Publicado: 23/02/2021 22:08  Atualizado: 23/02/2021 22:08
Super Participativo
Usuário desde: 26/05/2020
Localidade:
Mensagens: 134
 Re: ESTÁ A MORRER A GERAÇÃO DOS NOSSOS PAIS 🌹
Maria.
É sempre um prazer ler os teus poemas!

Carpe diem