Crónicas : 

ESSA É UMA FICÇÃO ESPECULATIVA

 
Acaso refletirmos de forma minuciosa sobre a questão da viagem do tempo, é fácil chegar a conclusão que, sendo possível, ela já existe, pela óbvia condição de serem, passado, presente e futuro, simultâneos. E nada impediria de estarmos vivendo uma linha temporal alterada por algum viajante do futuro.

São com coisas assim que ando na cabeça. Veja bem, a vida é uma grande especulação. As verdades universais sofrem alterações. Claro, há as leis imutáveis, sem as quais o cosmo seria irrealizável. Mas aquilo em torno delas, suas inúmeras discussões, são meramente conjecturas mais ou menos afortunadas. Os filósofos praticam esse exercício desde milênios. Dominam-o como ninguém. E, não fosse isso, ainda estaríamos atônitos ante os fenômenos naturais.

A ciência ocupa, hoje, lugar de destaque nesse quesito, quando busca as respostas aos mistérios fundamentais da existência humana. Tem sempre a pose racional, o ar pomposo do argumento de autoridade na retaguarda, como parte do marketing; as pessoas costumam mesmo comprar ideias enlatadas.

Li dia desses um artigo afirmando que se viajássemos mais rápido que a luz, seríamos capazes de ver outras linhas temporais. E eu não pude deixar de pensar na possibilidade - assumindo o absurdo - de encontrar algum outro eu. Teríamos tempo (se faz sentido o uso dessa expressão) de discutirmos questões importantes das nossas vidas, fazer o balanço do básico, se foi feliz, amado, como anda o Corinthians... Embora, trago convicção, ficaria na cabeça uma dúvida elementar (na cabeça de todos os eu's, conheço-me bem, afinal) sobre serem eles - não eu - uma espécie bizarra do paradoxo do navio de Teseu.

No fundo, essa terrível inquietação nos move. Mesmo sendo o absurdo o primeiro passo. Viagens no tempo são impossibilidades filosóficas, tenho ciência. Contudo, a filosofia surge do espanto - quem disse foi Aristóteles. E nenhuma outra coisa é um espanto maior que ter consciência de se estar vivo, aqui e agora.

 
Autor
luscaluiz
Autor
 
Texto
Data
Leituras
288
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
34 pontos
2
4
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/05/2023 09:58  Atualizado: 24/05/2023 09:58
 Re: ESSA É UMA FICÇÃO ESPECULATIVA
Somos o sangue que nos corre nas veias

Abraço