https://www.poetris.com/
 
Textos : 

O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA

 
O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
 
Maria Fernanda Reis Esteves, nasceu no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, no dia 28 de Fevereiro de 1960. Filha de um casal de pequenos comerciantes, Fernando Ferreira Esteves e Maria Helena da Conceição Reis, frequentou o ensino primário na Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi e o ensino secundário no Liceu de Setúbal. A par dos estudos, sempre ajudou os pais no café que estes possuíam no Mercado do Livramento, em Setúbal. O seu gosto e apetência para a área de humanidades, nomeadamente para as línguas estrangeiras e o português, em especial, fomentaram-lhe o gosto pela poesia que precocemente começou a escrever, mas, no entanto, por achar que nunca ninguém se interessaria por seus escritos veio a destruir mais tarde.
Casou aos 22 anos, já a trabalhar como escriturária, profissão que mantém até hoje. Aos 24 anos foi mãe pela primeira vez de uma menina, hoje com 25 anos, Inês Mares, jovem que ingressou no mundo das artes e tirou, em Espinho, o curso profissional de percussão e em Lisboa, na ACT, o curso de atriz. Aos 29 anos a maternidade brindou-a pela segunda vez com outra menina, Sara Mares, hoje com 19 anos, jovem que pretende entrar, no próximo ano letivo na Faculdade de Medicina Tradicional Chinesa, em Lisboa.
Aos 36 anos perdeu uma das pessoas mais importantes da sua vida, o pilar da sua existência, a sua mãe que faleceu vítima de atropelamento. Este acontecimento fatídico viria a ser responsável pela viragem na sua forma de ver a vida. Após uma longa temporada de reclusão pela enorme dor da perda, a pesquisa da leitura que aprofunda a temática da reencarnação devolveu-lhe a serenidade e aumentou a sua enorme fé e confiança em Deus.
Aos 39 anos começou a trabalhar como secretária da Direcção da APPACDM de Setúbal – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Instituição de Solidariedade Social e de Utilidade Pública que apóia cerca de 400 cidadãos portadores de deficiência mental, através das suas dez valências e múltiplas atividades e dinâmicas. O contato e interação com estas crianças e jovens encheu de luz a sua vida e deu-lhe um novo sentido de missão. Hoje tem como máxima que “nada é por acaso”.
No ano de 1999 participou no concurso de poesia da APPACDM de Setúbal, subordinado ao tema “Um Olhar Diferente” e obteve uma menção honrosa. A partir daí descobriu que a poesia era uma forma de ascender a uma dimensão superior em busca da liberdade e felicidade.
É elemento do Coral Luísa Todi, um ex-libris da cidade de Setúbal, ao qual deve a realização de outro sonho, o canto que sempre a deslumbrou, desde criança e lhe permite alargar o seu leque de amizades.
- Em 2006 recebeu nova Menção Honrosa no Concurso da APPACDM ;
- 1º Prémio no Concurso de Poesia "Aprender Contigo" da APPACDM de Setúbal - ano de 2007;
- Menção Honrosa no XII Concurso de Poesia "Dar Voz à Poesia" da Escola Secundária Júlio Dinis (Ovar);
- 5º Prémio no XXV Concurso Internacional de Poesia "Casa Lembrada - Casa Perdida" das Edições AG
- Participação na Colectânea "Amar o Próximo" da ANEM - Associação Nacional de Esclerose Múltipla;
- Participação em várias Colectâneas de Poesia das Editora M.J.Real Imo
- 9º Prémio no XXVI Concurso Internacional de Poesia “Travessias” das Edições Ag;
- Prémio Destaque Internacional no Concurso de Poesia da Associação Artística e Literária Alpas XXI e Participação na Colectânea “Deslizes;
2º Prémio e Menção Honrosa no XIII Concurso de Poesia “Aprender Contigo” da APPACDM de Setúbal, ano 2008
Participação nas Antologias Literárias Internacionais “Amor e Paixão” e Eldorado da Editora, Celeiro de Escritores
Participação na 19ª Antologia Literária Internacional da Fundação Del´Secchi
- 6º Lugar no XXVII Concurso Literário Internacional “Rosa dos Ventos” das Edições Ag;
- Participação na Antologia “Poeta Mostra a Tua Cara” do Projecto Cultural Sur/Brasil;
- Prémio Destaque Internacional no III Concurso Literário Internacional Letras Premiadas;
Colaboradora da Luso-Poemas;
http://www.luso-emas.net/modules/news/article.php?storyid=85384
Colaboradora do Recanto das Letras:
http://recantodasletras.uol.com.br/poesias/1619086
O lançamento do seu primeiro livro de poesia “Canteiros de Esperança”, a convite da Editora “Temas Originais” está previsto para 26 de Setembro, pelas 16 horas, na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela. “Canteiros da Esperança” é na íntegra a favor da construção do novo lar residencial da APPACDM.
http://www.temas-originais.pt/autores/fernanda_esteves.htm
Livro favorito: “Muitas vidas muitos mestres” de Brian Weiss
Autores favoritos: Brian Weiss, James Van Pragh e Mia Couto
Amuleto: Livro “Como comunicar com o Anjo da Guarda” de Haziel
Filme: “A cidade dos anjos”
Música favorita: “Eu não sei quem te perdeu” – Pedro Abrunhosa

Com tudo que foi exposto acima sobre a nossa querida Poeta e por saber de seu talento pelo acompanhado de suas criações literárias no luso, percebemos uma aura brilhante de generosidade, desprendimento e enorme talento que transcende as fronteiras hipertextuais, pairando sobre nossos corações. Sua sabedoria de vida reflete em seus poemas que sempre nos passam força, carinho e amor. Sua poesia procura nunca pairar por sobre umbrais revoltosos da alma, pelo contrário, procura sempre tirar uma lição otimista dos dissabores que a vida nos traz. Seus comentários e interação geral no site supracitado são expansivos e amigáveis. E é por isso, e muito mais, que aqui não caberia se estender, que Maria Fernanda Reis Esteves, ou simplesmente Nanda, é a poeta do mês de julho. Segue abaixo uma entrevista leve, objetivando sobretudo mostrar a essência humana, tão presente na nossa Nanda.

-Você trabalha em uma instituição que apóia pessoas portadoras de necessidades especiais. É muito fácil notar que a APPACDM é oxigênio vital para sua vida! Tem muita experiência nessa área. No geral, como você vê o tratamento que é dado à essas pessoas? São ainda muito discriminadas?

Eu faço o secretariado da Direcção da APPACDM de Setúbal há 10 anos. Desenvolvo o meu trabalho nos Serviços Centrais da Instituição e tive a sorte de estes partilharem o mesmo espaço físico com um CAO – Centro de Actividades Ocupacionais, o que me permite interagir e trocar experiências com jovens portadores de deficiência.
Com cada um dos utentes criei uma empatia especial, uma cumplicidade. Aprendo com eles todos os dias o valor da humildade, das coisas simples da vida, dos afectos e nunca antes me senti tão rica interiormente. Agradeço a Deus o facto de poder conciliar trabalho com uma missão à qual me entrego sem reservas.
A APPACDM tem um papel relevante na aceitação e integração destes cidadãos no seio da comunidade local que começa com a inclusão através dos projectos de parceria nas escolas bem como da promoção de actividades de cariz cultural e desportivas, que envolvem outras instituições congéneres, empresas, Lares de 3ª idade e um abrangente leque da cidadania, sempre com a preocupação de divulgá-las através dos órgãos de comunicação social.
A sociedade já não discrimina o cidadão portador de deficiência como antigamente. No entanto, muito há a fazer para a sua inserção no mundo do trabalho.
A Instituição candidatou-se ao Programa PARES da Segurança Social e dentro de dias terão início as obras de construção de um novo Lar Residencial/Residência Autónoma/Serviço de Apoio Domiciliário e ainda de adaptação para uma creche.

-Certa vez um dos meus professores disse que a poesia “é um pequeno círculo espremido, que nunca chegará ser um grande globo”. Claro, ele fazia referência à linguagem poética, restrita à poucos, afastada do grande público. Você concorda com a citação do meu antigo professor? E se concorda, qual seria a missão do poeta, se é que ele tem, para levar a poesia à horizontes mais amplos?

Concordo, na medida em que dentro dos géneros literários a poesia é o que menos vende, já que é uma obra de arte delicada, intimista e direccionada a pessoas sensíveis e que gostam de interpretar mensagens, de reflectir e aprender com elas.
Penso que pior do que não ter livros de poesia é adquiri-los e não os ler, porque são, sem dúvida, uma extraordinária fonte de enriquecimento cultural e humano.
A APPACDM de Setúbal é um bom exemplo de como se pode tornar a poesia mais abrangente. Anualmente promove um concurso de poesia que visa estimular a actividade criadora e sensibilizar a comunidade para a problemática da deficiência mental. O evento tem sido bem sucedido, conta com um crescente e interessado número de participantes, e neste momento é já de âmbito Nacional.

-Um dos seus autores preferidos é Mia Couto. Também é dos meus. Penso que aqueles que nunca o leram, poderiam ler, já, que é um escritor que mergulha nas raízes da natureza humana, de forma profunda e única. Até que ponto Mia Couto, tem influência neste seu lado humano tão estimado?

Mia Couto é um escritor que encanta pela leveza das palavras, algumas delas fruto do seu inesgotável imaginário, extraídas da constante e incansável observação e fascínio pela alma humana. Assim me revejo, sem capacidade para separar o lado humano da minha postura de contemplação e aceitação perante a vida, elegendo na minha escrita a expressão singela dos sentimentos que em mim afloram a cada momento.

-Uma filha atriz e outra pretendendo ser médica. Uma encantará pessoas praticando arte e a outra salvará vidas. O perfume humano da Nanda cobre as filhas! O que você poderia nos dizer sobre a maravilhosa escolha profissional das duas?

Às minhas filhas dei amor e liberdade, ensinando e transmitindo os inquestionáveis valores do amor e do respeito, enquanto vectores de equilíbrio e estabilidade do ser humano. A escolha da mais velha, Inês, de 25 anos, signo de gémeos, amante da liberdade de expressão, recaiu nas artes, tendo tirado um curso de percussão em Espinho e cinema, teatro e televisão na ACT, em Lisboa. Actualmente lecciona música e incorporou a “Companhia de Teatro do Elefante”, de Setúbal. Tem, ainda, a seu cargo o Grupo Cénico da Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela.
A mais nova, Sara, de 19 anos, signo de Capricórnio, entrou este ano na Faculdade de Ciências da Comunicação, em Lisboa, tendo desistido do curso, preterindo-o a favor da Licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa.
Sou a maior fã da carreira artística da minha filha Inês e aprovo a escolha da Sara não só por ser uma das profissões do futuro mas também pela riqueza do conhecimento ancestral das ciências orientais que procuram o bem-estar através do equilíbrio entre o corpo e a mente.

-Nanda, é notório que o mundo caminha cada vez mais para o individualismo e para a violência, em todos os sentidos. Além disso, os preconceitos se parecem mais com tentáculos imbatíveis! Diga-nos, o mundo ainda tem jeito? Espalhe para nós aqui, algumas diretrizes a partir deste seu enorme coração.

Quando o homem se consciencializar de que os bens materiais não chegam para o fazer feliz e se voltar mais para o seu interior, na busca do seu Eu Superior, onde finalmente encontrará a paz na sua própria essência.
Ao escolher viver na luz da sua centelha divina sentir-se-á pleno e feliz e aí deixará de viver de forma egoísta e adoptará o altruísmo como forma de se realizar e sentir útil a todos os seres da criação.

-Qual o grau de importância que você atribui ao luso-poemas para o seu crescimento como escritora?

O Luso é para mim um veículo de partilha da arte escrita que me permite crescer como pessoa valorizando e fomentando amizades e uma fonte de aprendizagem diária e a possibilidade de divulgar a minha poesia.
Agradeço à Luso Poemas os momentos mágicos que me tem proporcionado e a ti Edilson por te teres lembrado da minha humilde pessoa.

-Quem é o seu luso do mês de Agosto?

O meu luso do mês de Agosto é António Paiva.




Edilson José

 
Autor
Edilson José
 
Texto
Data
Leituras
3189
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
98 pontos
74
0
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Edilson José
Publicado: 01/07/2009 17:48  Atualizado: 01/07/2009 17:48
Colaborador
Usuário desde: 12/04/2008
Localidade: SP
Mensagens: 5590
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Obrigado querida amiga, pela possibilidade de integração com uma pessoa tão maravilhosa como você!
Um grande beijo!
Edilson


Enviado por Tópico
Fhatima
Publicado: 01/07/2009 18:17  Atualizado: 01/07/2009 18:24
Colaborador
Usuário desde: 12/02/2008
Localidade: Joinville - SC
Mensagens: 3384
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Olá Amiga Nanda,

Foi com grande felicidade que li sobre a sua vida,
e te conhecer um pouco mais me fêz repensar as questões que vêm da alma, pois me conheces e sabes o quanto dolorido perder um ente querido como a mãe.

Me identifico muitíssimo com a tua
espiritualidade! Esta dedicaçãos aos deficientes faz de ti uma pessoa maravilhosa.

Aquele que ajuda ao próximo evolui na escala espiritual e você é um ser humano especial, de grande talento, o que já pude comprovar através de
seus poemas tratando de diversos temas.

Nanda fiquei muito alegre ser você a escolhida a Luso do Mês.
Meus parabéns ao Edilson José que te entrevistou com grande competência.

Parabéns aos dois grandes poetas!

O meu abraço fraterno

Fhatima


Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 01/07/2009 19:00  Atualizado: 01/07/2009 19:00
Colaborador
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 2735
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA p/ Edilson José & Nanda
A sensibilidade das pessoas sente-se no olhar de cada um, na Nanda reflete-se na sua escrita tudo o que diz com o olhar. O seu afecto pelo outro, mesmo que seja, aos olhos de muitos, diferente revela uma humanidade extraordinária e uma capacidade de mimar todos e cada um apenas com a sua presença. Não percas de vista essa vontade de viver.

Edilson, parabéns pela escolha e pela condução inteligente da entrevista. agradeço-te por mais esta continuação, por mais este elo literário que acrescentas à corrente Luso-Poemas.

Beijo e abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/07/2009 19:03  Atualizado: 01/07/2009 19:03
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Parabéns Edilson pela escolha e entrevista.

Não conhecia o trabalho maravilhoso da Nanda, entendo agora porque sempre senti nela uma força humana iluminada.

Nanda querida, acredito que sua mãe esteja muito orgulhosa de tê-la como filha, abençoando cada passo da sua vida. Paz e Luz para seu Eu Superior, hoje e sempre. Bastante sucesso pra vc e sua família!

Sobre o seu escolhido, só tenho que aplaudir.

bjos daqui.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/07/2009 19:06  Atualizado: 01/07/2009 19:07
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Olá poeta e amiga virtual Nanda.
Li fiquei emocionada e muito orgulhosa de você.

Os pássaros costumam andar em bandos para agregarem os mais variados conhecimentos, pela confiança e pelo fato de nunca se sentirem a sós.
Um dia li esse excerto e guardei para usar na hora certa.
Pronto!
Bingo!
É isso!
Você Nanda, é o tipo de pessoa que significa exatamente isso: uma pessoa que agrega, que anima, que ajuda, que compartilha, que ensina e que transmite AMOR.
Hoje gostaria de voar contigo...
Quero sempre poder contemplar teus poemas, tua vida que é um grande exemplo.
Beijo grande no teu coração!

E só pra deixar registrado que os dias 01 de julho nunca mais serão os mesmos!

PARABÉNS PRA VOCÊ!
PARABÉNS PRO EDILSON!


Enviado por Tópico
(re)velata
Publicado: 01/07/2009 20:12  Atualizado: 01/07/2009 20:12
Colaborador
Usuário desde: 23/02/2009
Localidade: Lagos
Mensagens: 2181
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Nanda:

Gostei muito de comprovar nesta entrevista a sua grande riqueza humana, que os textos que escreve deixam adivinhar.

Parabéns por tudo (e a ti também, Edilson, uma vez mais, pela tua escolha).

Um beijinho para ambos


Enviado por Tópico
celiacc
Publicado: 01/07/2009 20:34  Atualizado: 01/07/2009 20:38
Colaborador
Usuário desde: 27/12/2008
Localidade: Setúbal - Portugal
Mensagens: 2392
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Minha querida Nanda
Eu,que te conheço há tantos anos,que partilhei contigo o dia a dia de trabalho,muitas vezes de alegria,imensas vezes de trabalho árduo salpicado algumas vezes,de salgadas lágrimas, fiquei deslumbrada e imensamente feliz por seres a escolhida como Luso do mês de Julho.
Parabéns,minha amiga pela maravilhosa pessoa que continuas a ser,e pela linda e doce poetisa que és!
Um beijo grande na alma(como tu gostas de enviar aos amigos),e um beijo muito especial de um jovem "especial" chamado Rui, que é meu filho, teu amigo do coração,utente dessa Instituição onde,com o teu amor, ofereces apoio e compreensão aos que em ti têm uma amiga excepcional.

Que Deus continue a proporcionar-te toda a felicidade de que és merecedora.

Tua amiga de sempre e para sempre
célia
teu amigo do coração
Rui
Parabéns também a quem te escolheu


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/07/2009 22:11  Atualizado: 01/07/2009 22:11
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Escolha mais que merecida,
Parabéns Nanda és um ser humano fantástico que eu muito admiro e respeito.
Tens um coração enorme.

Beijinho enorme

Para ti minha querida amiga


Enviado por Tópico
Andy
Publicado: 01/07/2009 22:23  Atualizado: 01/07/2009 22:23
Colaborador
Usuário desde: 01/08/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2165
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Homenagem merecidamente merecida!

És alguém que sabe ser e estar. Ser humano de inegável altruísmo!
Fiquei deveras contente!
Muitos parabéns! Beijinho,

Andy

P.S. Parabéns Edilson, pela escolha feita e pela excelente entrevista. Abraço!


Enviado por Tópico
Betha Mendonça
Publicado: 01/07/2009 22:57  Atualizado: 01/07/2009 22:57
Colaborador
Usuário desde: 01/07/2009
Localidade:
Mensagens: 6741
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Parabéns ao entrevistador e a entrevistada!Nanda é um ser humano muito espiritualizado. Sua presença sóbria, discreta, coerente e amiga abrilhanta o Luso Poemas. Além de escrever com alma, sua verve traduz otimismo e paz aos leitores.
Meu carinho e bjins


Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 01/07/2009 23:09  Atualizado: 01/07/2009 23:09
Colaborador
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3906
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Edilson obrigado pela oportunidade que nos destes de ficarmos a conhecer um pouco melhor a Nanda como pessoa fantástica e sensível que é, defensora dos mais fracos e tantas vezes oprimidos, ao conhecermos a pessoa passamos a entender melhor a sua poesia, Nanda adorei a entrevista, sublinhaste os pontos que realmente são relevantes na existência a família e a solidariedade humana,quanto ao teu Luso do mês achei a escolha óptima,fico a aguardar beijinhos


Enviado por Tópico
Hisalena
Publicado: 01/07/2009 23:14  Atualizado: 01/07/2009 23:14
Colaborador
Usuário desde: 30/09/2007
Localidade: Leiria
Mensagens: 758
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Heis uma escolha perfeita e muitissimo merecida.
Parabéns Nanda por seres quem és, um ser humano fantástico, iluminado, doce, terno, sempre com uma palavra amiga e com um coração do tamanho do mundo.
Admiro-te há muito como poeta e agora que tive a oportunidade de te conhecer, e à tua vida, um pouco melhor admiro-te como ser humano.

Beijinho grande e tudo de bom... sempre!


Enviado por Tópico
amandu
Publicado: 02/07/2009 00:22  Atualizado: 02/07/2009 00:22
Colaborador
Usuário desde: 24/03/2008
Localidade: LISBOA
Mensagens: 3651
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
BOA ENTREVISTA EM QUE VISIONO O SEU SER DE MÃE E POETISA.
ABRAÇO PARA SI NANDA E ENCANTADO DE A TER CONHECIDO.
AMANDU


Enviado por Tópico
Amora
Publicado: 02/07/2009 02:03  Atualizado: 02/07/2009 02:03
Colaborador
Usuário desde: 08/02/2008
Localidade: Brasil
Mensagens: 4763
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Eu sempre a vi como um espécime humano capaz de honrar os objetivos que julgo divinos. Isso é tão raro e eu, sem a conhecer mais que pouco, sinto-me à vontade para afirmar, obrigada!
Muito boa a forma com que o Edilson nos fez vê-la um pouco mais, Nanda.
Aceita um abraço gigante e eloquente desta tua amiga aqui, fã da tua poesia em forma de pessoa!

Amora

Ah, Edilson... nota dez pra você!


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/07/2009 03:18  Atualizado: 02/07/2009 03:26
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Nanda.

Uma vida invejável, dedicada à família e ao próximo. Voltada às artes e aos bons costumes, merece os nossos aplausos. Curvamo-nos ao ser especial, que dá de si àqueles que mais precisam. Um abraço apertado em seu coraçao.

Beijos

Ulysses


Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 02/07/2009 03:24  Atualizado: 02/07/2009 03:24
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7254
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Parabéns Nanda.Gostei de te ficar a conhecer melhor.só sabia que eras muito meiguinha
o luso tem destas coisas que eu gosto.conhece-se gente fantástica.
que este momento te dê muita felicidade.tu mereces.
um grande abraço


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/07/2009 11:46  Atualizado: 02/07/2009 11:46
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
É com grande alegria que veja a poetisa Nanda como a luso do mês. Uma pessoa sensível que escreve admiravelmente bem com alma e coração. Temos em comum a área de trabalho, que foi a minha durante anos.
Muitos parabéns Nanda pela distinção, mais que merecida e que nos honra a todos.

Beijo azul


Enviado por Tópico
Fátima Rodrigues
Publicado: 02/07/2009 11:46  Atualizado: 02/07/2009 11:46
Da casa!
Usuário desde: 03/07/2007
Localidade: Setúbal - Portugal
Mensagens: 490
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Uma escolha merecida e que me deixou muito Feliz, PARABÉNS minha amiga

Beijinho


Enviado por Tópico
morethanwords
Publicado: 02/07/2009 12:00  Atualizado: 02/07/2009 12:01
Colaborador
Usuário desde: 21/11/2008
Localidade:
Mensagens: 1507
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Pouco mais vou acrescentar, pois já se disse tudo aqui.
Desejo que continues o teu trabalho, que tanto nos enriquece,
és um “Ser Iluminado”,
a V!da nem sempre nos sopra coisas boas,
mas tua és uma vencedora.
A tua mãezinha, tenho a certeza esta de sorriso estampado,
bem ai ao teu lado.
Minha amiga muitos parabéns... deixas a tua marca em todos nós.
Open in new window
T!na


Enviado por Tópico
vandapaz
Publicado: 02/07/2009 12:25  Atualizado: 02/07/2009 12:25
Colaborador
Usuário desde: 22/11/2006
Localidade: Lisboa
Mensagens: 572
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Uma grande mulher, sem duvida.

Obrigada Edilson, parabéns Nanda

Beijo aos dois


Enviado por Tópico
Maria Verde
Publicado: 02/07/2009 13:41  Atualizado: 02/07/2009 13:41
Colaborador
Usuário desde: 20/01/2008
Localidade: SP
Mensagens: 3543
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Isso tudo só vem confirmar o que sentimos e percebemos sobra a Nanda! o grande ser humano e poetisa que ela é! me diliciei na leitura de sua entrevista conhecendo melhor um pouco de sua alma, Nanda! Parabéns Dill! pela ótima escolha e pela bela entrevista e, mais uma vez, parabéns a nossa querida Nanda!
beijos!!!!

Maria verde


Enviado por Tópico
mim
Publicado: 02/07/2009 13:52  Atualizado: 02/07/2009 13:52
Colaborador
Usuário desde: 14/08/2008
Localidade:
Mensagens: 2856
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
A Nanda é uma mulher que ademiro muito, já conhecia parte da história dela nas nunca é de mais saber a história de uma mulher e amiga com tão belo e grande coração.
Só posso dizer que é uma pessoa que gosto muito e a sua poesia é linda, merece tudo de bom!
Beijos do tamanho do mundo


Enviado por Tópico
Pedra Filosofal
Publicado: 02/07/2009 18:12  Atualizado: 02/07/2009 18:12
Colaborador
Usuário desde: 17/09/2007
Localidade: Barreiro
Mensagens: 1279
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
palavras para quê se a entrevista e a entrevistada dizem tudo? a Nanda é uma mulher com valor e que merece tudo de bom.


Enviado por Tópico
Sterea
Publicado: 02/07/2009 18:16  Atualizado: 02/07/2009 18:16
Colaborador
Usuário desde: 20/05/2008
Localidade: Porto
Mensagens: 3394
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Tive que ler aos bocadinhos, mas.... li tudiiinho! Nanda... ela não é só Luso do Mês, é muito mais que isso. Na Vida, ela é tanto!... sinto, só sinto, só lhe conheço brilhos... mas sei que sinto.

Beijos...


Enviado por Tópico
MarciaOliveira
Publicado: 02/07/2009 18:21  Atualizado: 02/07/2009 18:21
Da casa!
Usuário desde: 27/07/2008
Localidade:
Mensagens: 432
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Nanda,
Parabéns. Vc é realmente uma pessoa maravilhosa.
Edilson,
Maravilhosa sua escolha e a forma como conduziu a entrevista.

Carinho,
Márcia.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/07/2009 21:07  Atualizado: 02/07/2009 21:08
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Oi Nanda.

À partir dessa entrevista deu-nos a
conhecer a grande pessoa e mãe que tu és.

Parabéns por partilhar conosco teus
escritos.

REGE


Enviado por Tópico
saozinha
Publicado: 02/07/2009 21:19  Atualizado: 03/07/2009 01:17
Colaborador
Usuário desde: 09/08/2008
Localidade:
Mensagens: 1606
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Nanda:

Conheço um pouco de si atravez da sua poesia e dos comentários que vai fazendo por aqui.

Essa crescimento espiritual,essa luz interior que tem dentro de si ,sentimo-la em tudo o que escreve.
É sem duvida nenhuma uma alma muito evoluida nesta dimensão que é a terra.

Deu-me muito prazer conhece-la melhor ,e tambem apesar de alguma desilusão, sentir que este site nos dá conhecer de tudo um pouco,no entanto o mais importante é de conheçer pessoas com esta grandeza.

Parabens Nanda.

Parabens Edilson,por a ter escolhido.

Beijos


Enviado por Tópico
AnaCoelho
Publicado: 03/07/2009 13:24  Atualizado: 03/07/2009 13:24
Colaborador
Usuário desde: 09/05/2008
Localidade: Carregado-Alenquer
Mensagens: 12040
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Edilson parabéns pela escolha e pela intrevista muito bem conseguida.

Foi muito bom conhecer mais da vida de alguém que admiro desde que estou no luso, pela escrita criativa e sempre com mensagens positivas e pela mulher serena e com carís.

Nanda tudo de bom para ti...

Beijos


Enviado por Tópico
FatinhaMussato
Publicado: 03/07/2009 15:26  Atualizado: 03/07/2009 15:26
Colaborador
Usuário desde: 17/11/2007
Localidade: Jales (SP / BR)
Mensagens: 2106
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Nanda,
Adorei conhecer melhor a mulher valorosa que tu és, pois a poetisa eu já conhecia e admirava muito, há muito tempo!
Edilson,
Parabenizo-te pela escolha muito acertada e pela entrevista muito bem conduzida, permitindo-nos conhecer melhor este ser humano maravilhoso que é Nanda!

Beijinhos aos dois!

Fatinha.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 04/07/2009 00:41  Atualizado: 04/07/2009 00:41
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Querida poetisa, a grande diferença de interagir neste site é essa; num comentário aqui, noutro ali, a gente vai captando aos pouquinhos nuances daqueles com quem 'convivemos' virtualmente. Mas quando há uma oportunidade como esta, de ler o livro aberto de um dos participantes, inda mais de quem temos um grande apreço, é uma alegria muito grande. A sua história de vida é brilhante Nanda. É uma aula emocionante de solidariedade. Que Deus te abençoe. É um prazer dos ‘mais grandes’ tê-la como uma amiga das letras. Desejo que seus caminhos estejam sempre abertos poetisa.
Ao meu mano Dill... perdão; ele sabe pq. Ao amigo e poeta António Paiva (a bola da vez.rss) muito boa a indicação do seu nome. Certeza; será um bom testemunho de vida também. Ávido, aguardarei.
Saravá misifios!
Um beijo e afetuoso abraço em todos.
Silveira


Enviado por Tópico
ângelaLugo
Publicado: 05/07/2009 00:16  Atualizado: 05/07/2009 00:16
Colaborador
Usuário desde: 04/09/2006
Localidade: São Paulo - Brasil
Mensagens: 14954
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Querida amiga Nanda

Realmente é um imenso prazer ter o conhecimento
da tua pessoa, não em enganei em nada sempre a
imaginei assim...De coração humilde, aberto e
doce...Adorei a tua entrevista

Parabéns por ser esta pessoa incrível e também
pelas maravilhosas filhas que com tanto carinho
aqui as descreveu...

Seja feliz sempre amiga

Sucesso em tua vida literária e pessoal

Beijinhos no coração


Enviado por Tópico
Xavier_Zarco
Publicado: 05/07/2009 00:29  Atualizado: 05/07/2009 00:29
Colaborador
Usuário desde: 17/07/2008
Localidade:
Mensagens: 2253
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Bem sei que isto pode parecer publicidade, mas tenho aqui, neste computador, melhor: no disco duro; um original chamado "Canteiros de Esperança", cuja autora é Fernanda Esteves (a Luso-Poeta Nanda).

Este livro é exactamente isso: um recanto onde a semente repousa para ser antologia, no outro sentido que esta palavra tem: selecta de flores; para a observação do eclodir dessa bela e mágica flor que é a esperança.

Assim, porque a esperança é um bem essencial na construção do mundo e de cada um de nós, esta foi uma excelente escolha.


Enviado por Tópico
Ibernise
Publicado: 06/07/2009 00:38  Atualizado: 06/07/2009 00:38
Colaborador
Usuário desde: 04/10/2007
Localidade: Indiara(GO)
Mensagens: 1460
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Querida Nanda parabéns pelos marcos literários e pelas vitórias também na vida. Uma riqueza de experiência. Felicidades amiga.Adorei conhecê-la melhor, apertando os nós da união em torno da poética.
Bjs
Felicidades.
Parabéns igualmente pela escolha do próximo luso do mês.
Ibernise


Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 06/07/2009 04:18  Atualizado: 06/07/2009 04:18
Luso de Ouro
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3857
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Nanda
Se há alguém que merece o destaque que o nosso amigo Edilson teve a oportunidade de dar, esse alguém és tu, merecidamente!
És uma alma bondosa e que abraça grandes causas e só por isso, já era o bastante para tal.
Mas a isso ainda teremos de juntar a tua imensa simpatia e doçura para com todos nós, teus companheiros de casa e de poesia.

Bem hajas por seres como és e nos teres dado a conhecer um pouco mais de ti.
Muitas felicidades ao longo de toda a tua vida, é tudo o que tenho para te desejar.

Beijo grande


Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 07/07/2009 15:38  Atualizado: 07/07/2009 15:38
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4263
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Querida Nanda, parabéns pela grandiosidade de sua alma. É através dessas entrevistas que conhecemos
melhor aqueles que compartilham conosco das letras.
Parabéns também ao Edi pela entrevista.
Peço desculpas por não comentar antes, visto que
o trabalho tem me subtraído tempo até mesmo para
escrever.
Um beijo daqui da terra da uva para você!


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 07/07/2009 15:51  Atualizado: 07/07/2009 16:00
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 9702
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Querida amiga, sabes que estou de férias e que só amiúde, vou requisitando net no hotel.
O que posso dizer-te, minha querida?
Além do SER especial que és, da amiga que me fez uma bela demonstração de afecto aquando da apresentação do meu livro, aparecendo e proporcionando-me um dos mais emotivos momentos de afecto, ÉS, indubitavelmente uma Poetisa de uma sensibilidade rara, a quem muito admiro.
Por seres a pessoa extraordinária que és, mereces todo o carinho dos amigos e este prémio que foi justíssimo.
Um beijo, Nanda. Felicito-te igualmente pela escolha do António Paiva, poeta que muito admiro também.


Enviado por Tópico
luisalpsimoes
Publicado: 10/07/2009 20:17  Atualizado: 10/07/2009 20:17
Colaborador
Usuário desde: 02/03/2009
Localidade: Ansião
Mensagens: 591
 Re: O MEU LUSO DO MÊS DE JULHO É NANDA
Dill, apesar de estar de férias, tive acesso por pouco tempo ao Luso, e não podia deixar de expressar a minha opinião pela excelente escolha que fez.
A nossa amiga Nanda, pessoa de extraordinária sensibilidade, amiga do seu amigo, grande poetisa, pessoa que considero, desculpe o termo 5*.
Aos dois desejo as maiores felicidades do Mundo.

Beijinhos em duplicado.