Ensaio Sobre a Bala Perdida

Data 07/11/2009 15:35:00 | Tópico: Textos

Ensaio Sobre a Bala Perdida
by Betha M. Costa

É dita bala perdida todo projétil (de qualquer calibre) que sai de uma arma de fogo desconhecida e aloja-se em um ser inanimado, animado ou simples mente deixa-se repousar no chão após o disparo.

O artefato não tem nada de perdido, por que é fruto da irresponsabilidade de quem manuseia de propósito ou não uma arma. Sim, existe sempre uma pessoa irresponsável que tem toda a responsabilidade sobre as conseqüências de uma bala deflagrada!

O problema é que a maioria ou totalidade dos autores dos disparos com arma de fogo, em grandes e pequenas cidades – já virou moda nacional - acidentais ou não, estão fora (ou perdidos) do controle das autoridades.

Como não são identificados não sofrem punição, e, além de continuarem suas cruzadas dão força para que outros inconsequentes façam o mesmo...

Concluo que não existe bala perdida – elas acham uma cabeça, perna ou outra parte do corpo humano para fazer estrago - e sim atiradores perdidos!

Adendo:
Procurei sem sucesso por estatísticas que apontem um número (pelo menos aproximado) de feridos e/ou mortos por arma de mão desconhecida tanto por cidades e quanto por regiões.

Achei que no primeiro semestre de 2009 cento e três pessoas foram atingidas por balas perdidas no Rio de Janeiro. Quatro morreram.
Fonte: O Povo Online (http://opovo.uol.com.br/brasil/911795.html )



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=106104