Leilão de Verdade e Mentiras

Data 28/11/2009 20:16:30 | Tópico: Contos

Leilão de Verdade e Mentiras
by Betha M. Costa

A verdade há muito passara a ser mero acessório nos cantos das bocas. Alguns a usavam em sorrisos verdadeiros. Outros em forma de mentiras mascaradas de verdade. Outros tentavam burlar-lhe a realidade – em lipoaspirações, uso de botox, plásticas as mais diversas – que lha davam aparências muito melhores, mas que nada diziam do que é a realidade nua e crua, por que nem todos a podem suportar.

Assim, acessório de pouco uso, no século XXII, em um dos leilões comuns a época, a verdade foi colocada a venda. O dólar (acreditem ou não) ainda era nesse tempo a moeda mais forte em uso.

Como a peça a ser leiloada já era bem antiga e uma raridade, o lance mínimo para a compra era de um milhão de dólares. O leiloeiro fez a propaganda de praxe sobre o produto, exaltou sua qualidade pessoal, moral, social e histórica. Após a preleção aguardou pacientemente por mais de dois quartos de hora os lances que não vieram.

Depois, desanimado, o famoso leiloeiro colocou a venda meia dúzia de lorotas coloridas, cinco elogios “made in Paraguai” e doze mentiras deslavadas. O presidente de um país (que desde o século IXX era tido como o do futuro) arrematou o lote inteiro por dez milhões de dólares… E, é claro, ainda superfaturou a compra!







Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=108935