A BRASILEIRA MARTA É 10

Data 22/12/2009 12:51:45 | Tópico: Crónicas

Quem ainda acredita que futebol é coisa pra homem, precisa de uma reciclagem urgente. A atacante Marta, da seleção brasileira de futebol feminino, que o diga. Nesta semana, ela foi escolhida, pela Fifa, a melhor futebolista do mundo. Foi sua quarta vez, proeza maior do que a conseguida, no terreno masculino, com o brasileiro Ronaldo Fenômeno e o francês, na verdade argelino, Zidane, eleitos os melhores três vezes cada um.
Marta ainda tinha como concorrente outra brasileira, a também atacante Cristiane, com quem joga por telepatia. Mas Marta é gênio. Com a bola nos pés, pensa o impensável. Se pudesse jogar numa equipe masculina, tenho certeza, punha muito marmanjo nos chinelos. Seus gols são pura magia. Seus dribles rápidos e desconcertantes. Seu incrível poder de arranque. Verdade que o futebol feminino ainda não tem o prestígio, pelo menos no Brasil, do masculino. Ou não tinha. A partir de Marta, Cristiane e outras, passou a ser visto com outros olhos. Domingo, ao bater a equipe mexicana, em São Paulo, por 5 a 2, conquistando o campeonato mundial, Marta, Cris, Érica, a elástica goleira Andréia - esta com defesas primorosas, quando a equipe mexicana ainda tinha poder de ataque - e suas companheiras viram um Pacaembu lotado, o que já não se vê tanto nas competições masculinas, onde a violência, dentro e fora do gramado, passou a dar as cartas, embora ainda seja o Brasil o dono do melhor futebol do mundo.
Como não podia deixar de ser, Marta vem de origem humílima. Nasceu no estado nordestino das Alagoas. Começou a jogar por lá junto com os meninos, porque até então uma menina com a bola nos pés era coisa rara e feia, ainda mais no nordeste brasileiro, onde a cultura machista sempre falou mais alto. Deve ter sido rejeitada pela molecada no começo. Mas, com certeza, todos tiveram de se curvar, calar e aplaudir depois. É gente como Marta que me faz ter orgulho de ser brasileiro. Apesar da canalhice de políticos ordinários que escondem dinheiro de propinas nas meias e nas cuecas. Marta, com sua arte e simplicidade, faz a gente esquecer tudo isso.
Detalhe, aos preconceituosos de plantão: ela, assim como Cristiane e as demais, fora das quatro linhas, é extremamente feminina, vaidosa e emotiva. Mas se não fosse, também não tinha importância.

___________________

júlio



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=112024