
Importantes predicados!!
Data 28/01/2010 17:01:44 | Tópico: Contos
| Importantes predicados
Você é professor de Língua Portuguesa? então este texto lhe interessa e ao seu aluno também!!! Confira e utilize-o em sala de aula!!!
Importantes predicados
Depois de um mês fora de casa, vítima de uma viagem ao exterior a serviço da empresa. Gonçalo chegou esbaforido para o aconchego do lar. Com um ar de satisfação, pois retornara ao contato com a comidinha caseira feita pela sogra, especialista em comida brasileira, principalmente a cabocla. Sentou-se na poltrona, tirou os sapatos, colocou os pés sobre a mesinha de centro e respirou fundo. Até no ar sentia a diferença. - Enfim em casa, longe dos problemas!
A mulher o olhava com certa apreensão, afinal o marido não sabia que a filha estava namorando e conhecia muito bem o esposo. Pelo seu modo e o jeito de ser e dizer as coisas, a filha com certeza não sairia bem da conversa que deveria ter com ele.
- Meu bem, algumas novidades na empresa? - Não! Apenas o de sempre muita dor de cabeça com os gringos! - Pois nós temos! – Disse indecisa entre se mostrar alegre ou preocupada. - Então vamos lá – Levantou-se pegou uma bebida, colocou-a no copo e voltou-se para a esposa: –Estou esperando a novidade!
Num repente entrou a filha na sala e foi logo dizendo euforicamente: - Papai que bom que está de volta! Preciso contar uma novidade para você! - Pelo jeito na minha ausência surgiram muitas novidades. Então Já são duas, sua mãe disse que tem uma também!
E antes que o homem pudesse pensar a situação a menina descarregou de sopetão: - Papai, estou namorando!
A frase gelou o espírito do homem e esquentou a sua bebida. Olhou decidido para a mulher e proferiu: - Você já sabia disso? - Já! - E não me contou nada! - Eu ia falar, mas ela chegou e contou abruptamente! - Você pode, pelo menos, dizer a quanto tempo eles estão namorado? Ou pelo menos pode me dizer quem é o sujeito? - Não sei, não o vi ainda – Disse a mulher meio sem jeito. - Ora bolas então o sujeito é indeterminado? - Não pai eu conheço bem ele. Ele é um sujeito simples, apessoado... - Só faltava ser composto para entornar o caldo! - Ora Gonçalo deve ser gente boa, pois a nossa filha não iria gostar de qualquer um, ela sabe o que quer... - Fica quieta você! Do jeito que você está tratando a educação da nossa filha, acredito que nem saiba se tem um sujeito na oração! - Jussara diz aí os predicados do moço! - Ele correu a São Silvestre, ganhou o campeonato de natação nos Estados Unidos e comprou aquela mansão da esquina. - Ate agora eu só ouvi os predicados verbais. Eu quero saber dos predicados nominais ou ele não os tem? - Ele é alto, é analista de sistema e é muito rico! - parece muito honesto pelo que fala a nossa filha – Interrompeu a mãe. - Muito bem – Disse já com ar de alívio – Importantes são os predicados nominais por que os verbais a gente dá um jeito.
Dito isso, espreguiçou-se na poltrona, tomou um gole da sua bebida e ligou a tv. (Santiago Derin)
|
|