Metáforas Voadoras

Data 05/02/2010 18:51:20 | Tópico: Textos -> Crítica



Metáforas Voadoras
by Betha M. Costa

Ser poeta é um dom com o qual a pessoa nasce e com interesse e estudo aprimora-se. Colocar num texto um monte de metáforas bonitas não faz de um texto poema.

O poema é um conjunto de idéias, sentimentos e/ou impressões, que disposto em versos tenha à leitura ritmo, musicalidade e dispare uma emoção (positiva ou negativa). Sem ritmo, o máximo que se escreve é uma prosa vertical, onde palavras e/ou imagens bonitas dão prazer ao leitor

Hoje uma competente colega de letras notou um poema meu que não passa de um amontoado de metáforas manjadas e que foi bem lido e comentado. Deu-me o toque que eu esperava quando o publiquei. O que é cheio de palavreado bonito e rebuscado, com um enorme “no sense” as pessoas acham diferente, algo reflexivo, de uma grande profundidade subtendida ou escondida. O poema direto, bem escrito, muita gente nem enxerga.

Sou escritora amadora, pois considero escritor profissional quem ganha dinheiro com a escrita. Eu escrevo por que gosto e dou-me ao trabalho de estudar um pouco, até em respeito as pessoas que vão perder seu precioso tempo lendo.Mas, há quem julgue ser arrogância tentar escrever melhor e sem ao menos passar um corretor ortográfico, publica nos sites de literatura qualquer meia dúzia de palavras. E ai de quem der um toque para que melhore!Se não for para aplaudir as garatujas que se cale para sempre!

Devemos pensar que muitos leitores vêm ao site a procura de distraírem-se com boa leitura, outros são estudantes em pesquisa para trabalhos escolares. Nós temos que primar pelo que escrevemos para que tais pessoas não aprendam de modo errado.

Meu "pseudopoema" Tiara de Estrelas foi muito apreciado: um monte de nada que vai a lugar nenhum. Já o Canto ao Tirano Senhor, todo em redondilha ninguém nem "tchuns", exceto a colega Roque Silveira que viu hoje o primeiro e foi direto ao ponto. Coisas da literatura: por ser amador, não se preocupe em estudar e escrever direito, por que pode sempre usar a desculpa de que a escrita para si é um hobby. Mas, até para hobby é necessário dedicação!

Por fim todo mundo fala de Camões, mas não percebe que na sua genialidade, em “Os Lusíadas”, todos os versos são decassílabos heróicos (tônicas na 6ª e 10ª sílabas poéticas).

Ninguém precisa ser um Camões, fazer poema metrificado e rimado. Existem versos livres que dão de mil em outros dentro das regras formais. Mas, mais cuidado com a escrita não faz mal para ninguém. Como já disse, volto a repetir: um poema não é feito só de metáforas voadoras.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=118464