Dueto Entornado

Data 11/03/2010 17:54:16 | Tópico: Poemas

Não sabia que tinha os pés chatos. Fui ver o jardineiro. Ele assegurou-me que a culpa era das algas com que me penteei! Depois de secas o sal floriu que nem chumbo nos meus ombros…
Ainda mais, agora que estou grávida de netos, acho que eram 14, mas a Tera decidiu que eram demais…Rasgou seis…E a minha barriga ficou num oito…
Sou eu que vou parir os gémeos dela, todos num aquário de haicais; cai que não cais… se não for dentro, vou pendurá-los nas paredes do esquecimento.
Queria ver aquelas vinhas todas cheias de ciúme, a gemer vinhos verdes de raiva! Iam logo aparecer os sapos, os grilos e os carrapatos de pau em punho e o Tusta de batuta na mão a fazê-los dançar ao compasso do rio, montanha acima.
Assim as lavras seriam do melhor, expurgadas de todas as palavras ocas!
Mas o plágio é um crime horrendo e a minha pena já está suspensa!
E os pés chatos que não me deixam fugir!
Pobres do pés, que ficam com a fama e nunca apareceram na "Flama"... Mas digo, mesmo correndo o risco de plagiar a Tera: a minha pena, não ma tiraram, continua suspensa, presa à frente do meu nariz, assim, como a cenoura à frente dos burros. E eu, vou lavrando a terra oca, porque das palavras já só restam expurgos. Ah, não desvalorizem, há expurgos de muito boa qualidade! Mas isso é só para quem lê o velho Tusta, Véi, para os amigos que lhe seguiram o rasto pelas montanhas minadas. Para os outros, resta o desnorte de se não saber a leste, ou de nos achar sob o efeito de um qualquer vinho substancioso gemendo saudades das vinhas que o pariram. Ah, mas pendurados de um qualquer fio enroscadinho em espiral é que não!!! Quebrar sim, mas nunca torcer! Quer dizer, caio. Ai caio! Mas hei-de ter a sorte de cair de pé, porque, grávida como estou de ideias, mais pareço uma "matrioska" sempre-em-pé desfeita num zero reboludo...
Agora!...Que as algas algo mézinhas que a ventania me trouxe aos pés para me tratar os calos e me inspirar cheiro a maresias, eram das boas, ai, lá isso eram!...


RoqueSilveira
STEREA


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=123392