Leituras 1 - Margarete

Data 02/06/2010 21:53:20 | Tópico: Textos

Começo hoje, tal como fiz há uns bons tempos atrás, sobretudo com aquela que considero a melhor Lista que se movimenta através do Yahoo, a Escritas, a deixar, por escrito, pequenas anotações sobre o que penso de alguns autores, melhor: sobre o que escrevem e que tive a fortuna, ou o reverso, de ler.

Bem sei que isto vai dar bronca, mas quem quiser que se queixe neste espaço, mas argumentando, fundamentando a sua opinião.

Começo esta minha série de textos com a Margarete.

Como muitos que aqui, no Luso-Poemas, se movimentam, não conhecia, e não conheço, penso eu!, pessoalmente, sendo por mero acaso ou através de algum comentário que comecei a lê-la.

A sua escrita é uma escritura do corpo, impregnando os seus poemas com signos dessa origem, muito na linha, ao nível dessa aplicação, de um Luís Miguel Nava ou, para referir autores mais recentes e no activo, Alice Macedo Campos ou Vera L. T. Santos.

Os seus trabalhos são de uma riqueza imagética bastante interessante, sobretudo quando os tinge com uma violência, como já afirmei em comentário, plena de candura.

Esta luta interna entre uma espécie de pulsão de Eros e outra de Thanatos, entendendo este Eros pela candura e Thanatos pela violência, transporta-nos para paisagens que só a boa poesia consegue criar.

Xavier Zarco


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=135615