o respeito

Data 29/07/2010 02:37:11 | Tópico: Frases e Pensamentos

o respeito não se exige,conquista-se.
já algum ditado chinês ou quê deve ter revelado esta sentença,não sei.sei que é algo que procuro manter interiorizado em mim.muitas vezes me faltaram ou tentaram faltar ao respeito,ou pelo menos assim o considerei.mas acabaram todos por ficar a falar sozinhos,ou por trás das minhas costas desrespeitando-se a si mesmos pelo ridículo a que se expôem, pela forma pela qual indirectamente se retratam.
o que faço ou acho que tento fazer?uma breve e o mais clara possível explicação do porquê que acho que estão a ser desrespeitosos e corte na conversa,se não houver consciencialização das minhas motivações do lado de lá,mesmo após explicação. ou então um contra-argumento que eu considere válido e me leve a repensar a minha interpretação.também é possível e já me aconteceu.nesses casos,dou a mão à palmatória e peço desculpa pelo mal-entendido. se não houver concordâcia possível(é normal acontecer),há um ponto crítico em que é preciso saber parar.
posso nem sempre ter razão,mas estabeleço os meus limites de diálogo ,tanto ao nível do tom,como do conteúdo,como do grau de capacidade de entendimento do que se está a tentar comunicar.acho que assim se evita discussões intermináveis e sobretudo um gradual e degradante descer de nível que nada acrescenta à clarificação da divergência inicial.apenas ficam os outros a assistir a quem consegue ser mais malcriado naquela disputa.ambos os intervenientes nisto perdem o respeito dos outros e por si próprios.perde também importância quem tem ou não razão.e depois para reconquistar o respeito que tanto queriam?...e o que fazer para que o ambiente se regenere,impestado que fica de banalidades e idiotices sem nexo?

contra-argumentem se quiserem estas idéias.digam até que não acham que é assim que actuo ou sempre actuei.mas tentem ser honestos e tenham cuidado com os termos em que o fazem.façam-no com elevação,educação,inteligência (não “manha”)e muito do tal “nível”.
“bora” lá treinar a divergência de opiniões dentro do civismo.sempre é melhor que treinar o insulto.podem começar aqui.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=143900