Criticar? Por quê?

Data 21/08/2010 12:12:35 | Tópico: Poemas

As vezes pergunto-me:
"O que faz as pessoas perderem tempo escrevendo o que é ou não boa ou má escrita?"
Creio que a presunção ou talvez a falta de tema. Creio que preocupar-se com a boa ou ruim escrita, deitar letras e letras, tempo, precioso tempo para definir o que é uma boa escrita e criticar algo ruim parece-me uma grande perda de tempo, pois afinal temos já o grande julgador dos escribas incautos: O tempo. Este sim irá julgar, com a grande borracha dos anos o que é bom ou ruim.
Crer-se mais poderoso que o tempo e a sociedade. Gritar textos execrando e moldando o que é bom ou ruim, parece-me algo tipo um grito desesperado do ego: "Olhem para mim!". Aí lemos as palavras. Confusas, agressivas, pretenciosas e obtusas. Penso: "Pobre alma, melhor seria buscar dentro de si o amor e deixar os outros escreverem como queiram, o crivo da vida se encarrega de separar o joio do trigo. Falta-lhe amor, sobra-lhe dor e seu verbo embebe-se de rancor..."

Não sei se existe bom ou mau escritor, existe os que não respeitam a língua portuguesa, as vezes por não conhece-la (isso é imperdoável) e os que simplesmente sentem-se geniais ao ponto de inovarem. A estes o futuro atestará ou não sua genialidade, quanto aos outros tem dois caminhos: Conhecer a língua ou morrer à mingua. Mas mesmo assim o direito de escrever lhes é inalienável.
A mim há os que gosto de ler e os que não gosto de e ler.
Se o resto do mundo está de acordo?
Não sei... Não são eles que compram meus livros nem que gastam meus olhos brincando de dar as mãos as letras ao ver uma paisagem bonita ou uma frase que faz pensar.

Portanto não mais perco meu tempo, lendo azias ou coisas vazias, apenas concentro-me em mais uma forma diferente de ver, sentir, pensar... Quiçá amar...




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=147293