O "SAUDOSISMO" E O "HOJE EM DIA"

Data 05/09/2010 02:33:49 | Tópico: Textos -> Outros


Salve as histórias contadas, os causos, as memórias ainda vivas em mentes férteis, a disposição e competência para contá-las. Mesmo profissionalmente, sempre digo que é impossível planejar o futuro, sem um histórico para se ter uma base de informações anteriores e com isso poder planejar e projetar o porvir.

Há quem diga que a contação de histórias, de casos e causos é puro e pobre saudosismo. Não é. É valorização da história vivida e importante para a formação de conceitos e busca de experiências para se fazer o melhor no futuro. Não fosse assim, a cultura com um todo, não estaria atrelada aos livros, ao estudo da história universal, aos museus e suas mostras e tudo que se estuda sobre o passado para se entender o presente e poder pressupor o futuro.

Da mesma forma que vivo ouvindo o falatório de que é falta de praticidade, falta de objetividade, quando alguém se alonga na exposição e nos detalhes do relato de fatos; vejo sim é falta de capacidade ou de habilidade das pessoas que fazem tais críticas, que não conseguem versar suas idéias, histórias e conceitos, de forma mais rica, de forma mais clara, por absoluta falta de conhecimento gramatical, por pobreza de vocabulário ou mesmo por cegueira de argumentos.

Pobreza é essa história do "hoje em dia". Para mim, não existe expressão mais chula, mais pobre, mais vazia, que essa história do "hoje em dia". Como se todos os hábitos, se todas as vidas, se toda a vivência fosse apagada todo dia e somente o hoje valesse e como se o hoje fosse sempre diferente do ontem. Vejo nessa expressão, uma absurda pedância de modernidade vazia e besta, como se apagar o passado e tudo de bom que se fez e que reflete no presente e refletirá no futuro, fosse inútil e ôco.

Se a tecnologia, se a comunicação realmente muda e evolui a cada dia, numa velocidade crescentemente galopante, nós homens, não mudamos assim, com essa dinâmica. Nossa memória genética sempre está muito bem fincada, enraizada e ditando nossos sentidos, nossa intuição e a mudança, a evolução humana, é muito lenta. Muito mais lenta que os hipócritas desejam.

Exatamente esse desprezo ao ontem, à história e às origens, das quais nossas ações instintivas não fogem, é que provocam tantos e tantos conflitos nas almas de tantos moderninhos chulos e que se apegam a coisas todas do “hoje em dia”, como droga, álcool e virtualidades, para tentar conciliar seus sentidos instintivos, com seus modernos desejos impostos pelo “hoje em dia”.Essa frustrada e pobre expressão "hoje em dia", usada em demasia e de forma abusada, soa para mim absolutamente azeda, vazia, inculta e hipócrita, num desrespeito idiota da própria evolução.

Da mesma forma que a cada dia ouço mais e mais em meio a exposição de respostas, a expressão "na verdade", "vou lhe falar a verdade" e outras tantas formas de invocar a verdade, que cada vez que alguém fala comigo usando tais expressões, não raras vezes já retruco: "Então tudo que dissestes até agora era mentira?" Então quando você não começar a frase com essa expressão "na verdade", é tudo mentira?

São, pois, quatro coisas que me “aporrinham”; a cultura sendo taxada de saudosismo, a riqueza de vocabulário e conhecimento apelidado de falta de praticidade, a ignorância somada a pedância do modernismo idiota sendo mascarada pelo “hoje em dia” e a verdade precisando ser afirmado como intróito, cada vez que ela, a verdade, estará sendo utilizada.

Assim, nessas poucas linhas finais, tentei sintetizar – não por falta de vocabulário nem verbos, nem adjetivos – a diferença entre a cultura e o bom senso, fundamentado no estudo e na história, comparada a intelectualidade virtual dos cartões postais, do “ouvi dizer”e do “hoje em dia”, bem do jeito que uma banda de rock (Kid Abelha), já ultramoderna e hoje já constando do saudosismo, dita em sua música mais conhecida, que mencionava:”conheço quase o mundo inteiro, por cartão postal. E sei de quase tudo um pouco, mas quase tudo mal.




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=149546