DA REPÚBLICA

Data 15/11/2010 20:07:46 | Tópico: Poemas

A 15 de novembro de 1889, era proclamada a República no Brasil. Como marido traído, por aqui, o chefe é sempre o último a saber. Com o imperador Pedro II, que amava o Brasil,isto também ocorreu.
- O Deodoro está metido nisso?, perguntou o imperador a alguém, referindo-se ao marechal Deodoro da Fonseca.
- Mas, majestade, Deodoro é um dos cabeças do movimento
O imperador deixou o Brasil de volta a Portugal com lágrimas nos olhos.
Mas a monarquia também fez das suas. Na semana da proclamação, o imperador, com verba destinada à seca do nordeste, organizou uma festa caríssima, para recepcionar um navio chileno, atracado no cais Pharoux, na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro.
Foi uma verdadeira orgia. Com comilança a rodo, bebedeira e bacanal. Contam que no dia seguinte até peças íntimas de algumas senhoras estavam espalhadas pelo navio.
O vício da corrupção no Brasil não vem de hoje. A república veio sem que o imperador soubesse. Bobeou,dançou. E dançou mesmo, no famoso Baile da Ilha Fiscal.
Outra coisa que é preciso esclarecer. Deodoro estava acamado, velho e muito doente, quando seus companheiros foram buscá-lo. Mal parava em pé. Portanto as ilutrações dos livros, nas quais ele aparece garboso em seu cavalo, com a espada no ar, não condizem com a verdade. Ele não tinha forças para empunhar a espada. Aliás, nem a espada levou. As ilustrações não passam de ficção. Nós, brasileiros, temos a imaginação fértil.
Mas, mesmo assim, viva a República! Viva o Brasil!

__________

júlio



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=160873