HOJE NO BRASIL É FERIADO. COMEMORA-SE O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. MAS QUE CONSCIÊNCIA, MEU DEUS?!

Data 20/11/2010 05:05:14 | Tópico: Poemas

"Chega de morrer na escravidão,
Zumbi gritou:
Liberdade, meu irmão..."(*)

Da canção Zumbi, letra do poeta Vinícius de Moraes
com música do maestro Edu Lobo

"É Clementina cantando bonito
As aventuras do seu povo aflito..."

Da canção Raça, letra do poeta Fernando Brandt, com música do gênio Milton Nascimento


Hoje saio cedo. É feriado no Brasil: Dia Nacional da Consciência Negra. Dia em que se reverencia a morte de Zumbi, o herói e mártir de Palmares. Dia em que nós, brasileiros e portugueses devíamos ter vergonha na cara do que fizemos com os nossos irmãos negros.
Com seus cento e noventa milhões de habitantes, o Brasil é um país negro. Mais da metade na nossa população é afrodescendente, o último censo prova isso. Não quero me apoiar no infeliz comentário, populista e porco, do ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso que disse ter o pé na cozinha.
Temos,sim, com muito orgulho a alma na senzala. Mesmo com maioria negra o Brasil é um país racista. E o racismo dá nojo. Só Pelé não viu isso. Mas também para quem renegou a filha, que nunca lhe pediu dinheiro, só a paternidade, e viria a morrer de câncer ainda jovem, e não precisava do dinheiro do pai, o que isso importa?!
O negro politizado não aceita mais o 13 de maio, data da suposta abolição, como o seu dia. A abolição foi uma mentira na nossa história: o negro, com a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, à revelia de seu pai,o imperador Pedro II, que se encontrava no exterior, perde a sua condição de escravo para ser jogado no olho da rua, como indigente.
A desigualdade social e racial no Brasil existe, sim. E é grande. Entre a casa grande e a senzala a distância que nos separa é muita ainda. Grande Gilberto Freyre. Seu livro continua atual até hoje. Como moro no Bixiga, bairro de maioria negra, quero assistir à uma missa afro na igreja da Achiropita e dar um beijo nos meus irmãos e irmãs negros. Com a proteção de meu pai Xangô e minha mãe Oxum. Axé.Viva Zumbi! Viva Dandara! Viva Palmares!

_______________

júlio

(*) a propósito da canção Zumbi ou Zambi, que na língua iorubá quer dizer Deus,como é o título correto, aconselho que a ouçam, há no google, cantada pela sua maior intérprete, elis regina. ela parece incorporada, principalmente quando pronuncia a palavra liberdade.


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=161740