O respeito

Data 28/11/2010 10:58:48 | Tópico: Frases e Pensamentos


"Aristóteles dizia que qualquer coisa não existe para além do limite. Tudo o que existe precisava de um limite para existir.
Entre mim e o outro a melhor coisa para ser colocada é o respeito.
Se o limite é a experiência que permite saber até onde se pode chegar e, com sorte a protectora dor de saber aonde não se deve ir, o respeito é a única de todas as experiências que não pode ter limite. Porque respeito é o modo de olhar para o outro como algo positivo, ver nele sua potência de ser, como alguém que, mesmo me sendo próximo, carrega em si algo que não pode dizer sobre si mesmo para mim, e, por isso mesmo, sempre será intocável.
A total ausência de respeito pelo outro é o que caracteriza a figura do perverso. O perverso é aquele que, por algum motivo, rompeu com o limite. Ele vive da crença que é capaz de submeter o outro. No entanto, mesmo quando destrói o outro, não deixa de enganar a si mesmo. ele vive da crença de que tomou posse de sua vítima, mas é apenas uma crença. A crença é sustentável apenas enquanto a vítima sustenta a posição do perverso. em momento algum, ele atingirá o âmago da outra pessoa.
O perverso é um eterno logrado. Um frustrado que ilude o outro pelo medo. Quem se deixa levar é também iludido. E frustrado porque é impossível atingir o fundo irreconhecível de cada pessoa. Aquilo que justifica que somos seres humanos e que podemos sempre chamar de dignidade. Só essa convicção pode aniquilar um olhar e uma atitude perversas. Limite é, no fundo, o lugar intangível de cada um".

Marcia Tiburi. Sem Limite - Texto extraído da Revista "Vidasimples outubro 2008"


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=163151