FERNANDO PESSOA

Data 30/11/2010 10:45:30 | Tópico: Poemas

Gostaria que meus irmãos portugueses se lembrassem que a 30 de novembro de 1935, no hospital São Luís, em Lisboa, morria de complicações hepáticas o poeta Fernando Pessoa.
Fernando Antonio Nogueira Pessoa, que carregava os dois nomes do santo - santo António, antes de adotar o carisma (nome religioso) foi chamado Fernando, Fernando de Bulhões. Antonio foi tirado do egipício padre do deserto, santo António ou Antão.
Foi por ter nascido no dia do santo que, certamente, Fernando Pessoa ganhou este nome. As complicações hepáticas que levaram o poeta à morte não foram, qualquer criança adivinha, decorrentes de leite, mas de outros líquidos que me levarão ao mesmo fim.
Falar de sua estranha personalidade, não me cabe. Não sou especialista na obra dele. Há gente mais qualificada para isso. Sei que se meteu também em ocultismo. E seus heterônimos não foram apenas os três famosos. Que ele cuidou de matá-los antes de morrer pela bebida. Um pouco de memória faz bem. Será preciso que um brasileiro lembrasse da data da morte de um dos maiores poetas portugueses? Êta cultura literária!

______________

júlio


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=163464