DO PLÁGIO OUTRA VEZ OU ASSÍRIA E CALDEUS

Data 17/12/2010 13:38:31 | Tópico: Poemas

Minha gente, não devemos, às vésperas do Natal, crucificar a menina Assíria. Ela não fez nada. O plágio aqui é uma prática normal. Vai ver que ela só quis brincar.Se plagiasse Rumen Stoyanov, um poeta búlgaro que serviu como adido cultural no Brasil, passava batido. Ia receber uma pá de beijinhos nos comentários cretinos e ficaria por isso mesmo.
Mas não, a menina Assíria, pelo avatar deve ser bem jovem,embora os avatares enganem, escolheu Fernando Pessoa sob o heterônimo de Alberto Caeiro. Não é muita burrice, mais do que canalhice, plagiar Pessoa num site português? Acho que, depois de Camões, Pessoa e a neurótica e xaroposa Florbela Espanca são os poetas portugueses mais conhecidos. Não só em Portugal, mas em todos os países que falam português.
Santa ingenuidade! Se bem que neste site, os conhecedores e leitores de poesia são muito poucos. Houve aqui uma safra excelente de poetas. Que, fartos da mediocridade, fizeram as malas e sumiram. Ficaram alguns, é verdade. Mas poucos. Dos novos, pouquíssimos se salvam. A maioria faria um bem danado à escrita, não digo nem à literatura, se não escrevesse sequer um cartão de Natal ou um bilhete dizendo que vai chegar mais tarde em casa.
Arrogante, eu? Nada disso. Prefiro pecar pela sinceridade. Vivo do ofício de escrever há mais de trinta anos. Sou obrigado a levar isso a sério, ainda que num site onde tudo é permitido.
A menina Assíria apresenta-se em seu perfil como advogada. Deve ter faltado a algumas aulas, inclusive àquela que ensina que se apropriar de coisas alheias é crime. Plágio é crime. Mas o Luso é uma boa mãe e a tudo perdoa.
Tivemos casos escandolosos aqui, que ficaram por isso mesmo. Dois de um mesmo autor. Coube a mim denunciá-los. No primeiro caso, a vítima foi Vinícius de Moraes. A administração da época quase linchou moralmente a mim e ao poeta Domingos da Mota. Na segunda, o mesmo sujeito copiou descaradamente Carlos Drummond de Andrade. Mas o administrador relevou. O plagiador deu crédito a Drummond,como fez a menina Assíria, e ficou por isso mesmo.
Não se deixe perturbar não, Assíria. Você parece ser bonitinha. Logo voltará tudo como dantes. Pessoa, lá dos Jerônimos, não deve ter ligado. Dias melhores virão. E viva o plágio!

_______________

júlio


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=166523