EU, MUTÁVEL!

Data 25/01/2011 14:52:44 | Tópico: Textos

O caminho da vida no espaço tempo parece ser feito de estações, paragens, acolhidas de transformações,autoavaliação, em cada década, há um estágio em evolução, novos valores, novas prioridades. Entro na quinta, da linha alta da vida, já passei da época da razão, agora tenho um encontro comigo mesma, descubro ser mudável, esse meu novo eu autosuficiente que gosta mais da própria companhia, não mais tem interesse ao jogo de ser aos olhos dos outros, as alheias opiniões.


Vive certa ansiedade com o tempo porque reconhece nele o valor de sua implacável determinação. Esse novo eu, não faz “tempestade com copo d‘água” quer experimentar mais o estado de sossego d'alma, a harmonia da bem aceita solitude.


Reconhece em” o não fazer nada”, a mais justa maneira de captar o momento que passa como o mais interessante tempo a ser vivido, a agradável sensação de paz, de sonhos...


Esse novo eu, parece mais sábio porque se preocupa com a saúde, com hábitos alimentares, reconhecendo suas limitações. O gosto torna-se mais refinado, o paladar mais apurado, tem melhor jeito de lidar com a carência afetiva aumentada, sabe reconhecer um amor desbotado, um vinho com gosto de cortiça. Os medos parecem in vitro e reconhecidos são os sentimentos mornos. Esse novo eu, é mais tolerante com as imperfeições, e mais refinadas são suas exigências.


Já espreita do fim uma nova visão mais complacente, por saber aceitar como certa a perecividade da vida e com isso refinar os valores aplicados aos conflitos que não se justificam com algum sentido.


Esse novo eu, reconhece que já foi criança, adolescente e que ser adulto é transpor fases como ponte de passagem à sábia velhice que chega com os outros “eus” engessados no tempo e libertos a cada nova fase da vida, como sabedoria, como completude, como segredo da existência, a cada 50... 60...70...90 anos de novos valores, novas descobertas.

Quem sabe chegando lá descubro, e então conto!


Lufague.


*****************************************************************


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=172295