14ª foto – Tavinho, um miúdo diferente

Data 12/10/2011 21:00:03 | Tópico: Textos

A preto e branco! O filme é todo a preto e branco menos aqueles peixinhos no aquário.
Quando viu aquele filme, o Tavinho ficou extasiado e, no entanto, nunca se conseguia lembrar do título. Dizia sempre:
- É aquele com o Mickey Rourke! O dos peixes no aquário! – Ninguém sabia do que ele falava. O único filme que quase todos associavam ao actor, era o "9 semanas e 1/2"... porque seria?
O facto é que aquele filme, para ele, era sublime. O problema é que não tinha ninguém com quem o discutir. “Uma chatice, uma cambada de incultos”, pensava. A gaiatada não estava para ali virada.
O catraio viu o “Rumble fish” no, já ultrapassado, beta do pai e tomou-o de imediato como o melhor que já havia visto... já vira muitos, mesmo muitos. Em boa verdade, via filmes a toda a hora. Era um apaixonado sem reservas. Gastava tudo o que conseguia em filmes, revistas de cinema e até já fazia as suas próprias filmagens, sempre que conseguia deitar a mão à câmara do velho.
Uma vez, conseguiu um autógrafo e uma fotografia com a Meryl Streep, aquando das filmagens da "Casa dos espíritos". Não resistiu. Sem o pai saber enfiou-se no expresso e aí foi ele a caminho do Alentejo. Foi uma estopada. Valeu-lhe uma coça mas mereceu a pena. Que troféu!
O Tavinho sempre foi um miúdo resoluto, diferente e, por isso, era gozado. Não gostava do "Rambo" mas gostava do "Vertigo", não comia hambugers mas comia peixe cozido, não jogava à bola mas lia livros e essas coisas punham-no fora da sua idade. A sua casmurrice e gostos iam, um dia, ser a chave o seu futuro. Disso não restavam dúvidas.
Não era um aluno brilhante. Tinha, até, algumas dificuldades mas a teimosia, a sua persistência eram damas que lhe davam uma resistência ímpar. Os professores reconheciam-lhe isso, o que mais uma vez era mal visto pela outra gaiatagem.
- Graxista!!! - gritavam-lhe no recreio.
Mas o "sacana” sempre foi especial. Duro, resistente... uma espécie de "lone ranger" que passava pelas provações incólume.
- Hão-de ser todos meus empregados! – resmungava, meio vingativo, meio frustrado - Vão ver! Quando for grande, vão ver!
Ia ser assim. Tavinho sabia que ia ser assim. Todos sabiam que ia ser assim.

Valdevinoxis



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=201925