Um pouco da minha Biografia

Data 09/11/2011 00:43:17 | Tópico: Textos

Nasci no Porto, em 1919, no seio de uma família aristocrática. A minha infância e adolescência decorrem entre o Porto e Lisboa, onde cursei Filologia Clássica.

Mais tarde casei com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares, e fixamo-nos em Lisboa, passei a dividir a minha actividade entre a poesia e a actividade cívica, tendo sido notória activista contra o regime de Salazar. A minha poesia ergue-se como a voz da liberdade, especialmente em "O Livro Sexto".

Fui fundadora da "Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos"e a minha intervenção cívica foi uma constante, mesmo após a Revolução de Abril de 1974, onde fui Deputada à Assembleia Constituinte pelo Partido Socialista.

A minha linguagem poética denota, a pureza e a transparência da palavra na minha relação da linguagem com as coisas, a luminosidade de um mundo onde intelecto e ritmo se harmonizam na forma melódica, perfeita, do poema, assim consideram alguns.

Luz, verticalidade e magia estão, aliás, sempre presentes na minha obra, quer na obra poética, quer na importante obra para crianças que, inicialmente destinada aos meus cinco filhos, rapidamente se transformou em clássico da literatura infantil em Portugal, marcando gerações de jovens leitores com títulos como "O Rapaz de Bronze", "A Fada Oriana" ou "A Menina do Mar".

Fui tambem tradutora para português de obras de Claudel, Dante, Shakespeare e Eurípedes, tendo sido condecorada pelo governo italiano pela sua tradução de "O Purgatório".

É esta minha vasta obra que quero-vos dar a conhecer.





Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=205018