O LADO BOM DAS CRÍTICAS

Data 09/09/2012 17:31:23 | Tópico: Textos

Escrever é uma arte.
Quanto ao nosso idioma, muitíssimo difícil, diante das recentes mudanças ortográficas, escrever satisfatoriamente, se tornou mais difícil; erramos mesmo quando pensamos saber. É uma escorregadela no emprego do LÊ e LER; VER e VÊ ( 3ª pessoa e forma infinitiva... e, outras mais - perceptíveis aos letrados.
É confortável saber que escritores consagrados, dentre eles, um brasileiro - o mais lido no mundo, não publica os seus textos sem que, antes, esses sejam revisados, por alguém altamente capacitado. A nossa língua é difícil, importante é o esforço - denodo de responsabilidade e respeito para com o leitor – em melhorarmos sempre a nossa ortografia e amadurecermos a forma de repassar a nossa criatividade - Preciso muito chegar lá.

Quanto à interpretação textual... Comumente o leitor se transporta para o texto - se faz um com ele; implica que, essa interpretação tem a ver com a emotividade, percepção, instrução e psique... de cada leitor ( Ele é e deve ser livre nos seus sentires). Por outro lado, os chamados críticos literários exigem do autor, verdades que possam ir ao encontro de suas verdades, curioso é que, não abrem mão disso. Cito o comentário de um colega de letras, exemplo relevante dessa abordagem:


(...) Certa vez, um crítico de fama reconhecida, me perguntou o que aquela minha obra representava, respondi: Sinceramente não sei, só conheço a minha metade.
Ele ficou fulo da vida e "meteu o pau" na sua coluna...


Particularmente, costumo tirar lições das críticas. A que mais me doeu foi a que mais me ensinou -querendo me destruir, ensinou-me a estruturar -; mudou completamente a minha escrita. Em cada crítica há um pouco de verdade – quando não, toda!



EstherRogessi,09/09/12
http://www.recantodasletras.com.br/audios/poesias/40199


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=230488