A virtude do comentador

Data 20/10/2012 08:57:54 | Tópico: Poemas

Não é fácil comentar um texto de forma isenta, objectiva, com verdade e ao mesmo tempo com sensibilidade e gentileza para com o autor.
Muito depende de uma questão de gosto, e aí, dizer apenas que o poema/texto é belo não vem qualquer mal ao mundo.
Mas também não vem mal ao mundo, nem mal ao escritor se tiver sobre um texto seu uma opinião sincera, séria e justificada. Pode até estar errada tal opinião, mas esta não será de valorizar?
Este é um site literário, e portanto, partilhar aqui é sobretudo pedir este tipo de opinão, pelo menos no meu ponto de vista, é o que quero, anseio para mim e agradeço.
Não me acho sumidade alguma na escrita, nenhum de nós o é, nenhum consagrado o foi, todos temos qualidades e defeitos.
Mas o pior, quanto a mim é a falta de humildade ao receber reparos, que afinal deveríamos agradecer, a quem o faz e que teve a generosidade de ler, reflectir, e a coragem de assumir a sua visão publicamente.
O publicamente correcto, nem sempre é justo, sério e honesto.
Antes de tudo, quanto a mim, deveríamos premiar a humildade, a honestidade, o espírito de entre ajuda, porque troca de gentilezas é mais uma questão de educação, de polimento das relações sociais e tanta vez de falsidade, de comércio de egos.
Se ler impressões negativas tecidas sobre um escrito (o escrito não sente), sem qualquer ofensa ao autor, custa tanto a alguns, estranho eu que não tenham esse pudor em relação ao autor de um comentário que tente ser objectivo e se apressem a tecer considerações sobre a sua moral, coisa que nenhum ser humano tem o direito de fazer sobre outro, por dar uma opinião sobre um escrito.
PORRA!!!


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=233731