O LAUREADO SENHOR

Data 20/10/2012 12:33:40 | Tópico: Crónicas

O Laureado Senhor

Observei o homem que, com grande esforço, subia a ladeira íngreme, com uma lata vazia e , descia, com a mesma cheia de pedras, sobre a sua cabeça – vaivém incontável.
Aquele homem, com os seus sessenta e cinco anos de idade, estava construindo a sua casa de praia – pequena, sem luxo; não dispunha de muito recurso financeiro – é vendedor, daqueles que anda de ônibus e faz às visitas a pé; se não bastasse, viaja de cidade em cidade – sempre de ônibus –, em busca de vendas; no final do dia, de volta à casa, enfrenta ônibus lotado e metrô... Arrasta-se para ,finalmente, dormir o breve sono, agitado, onde balbucia e interage com os fregueses, gesticulando – reflexo do dia a dia.
Comprou o terreno, em comum acordo com uma cunhada; dividiram-no em dois lotes e, quitaram-no, em sessenta meses. Começaram a construir juntos; apesar da contratação do pedreiro, aquele senhor, não se esquivava de passar os finais de semana carregando pedras, e, a areia que encontrava pelo caminho afora, se apressando para a chuva não a levar, estrada a baixo; sozinho preparou o contra piso da casa. Hoje, se regozija em vê-la pronta, com a sua única renda. A sua cunhada, dona de uma gorda pensão deixada pelo marido – já falecido – e, com mais três boas rendas, ainda não terminou a sua casa, por viver muito apertada, financeiramente falando...
O senhor Victor, passa os fins de semana na praia – Enseada dos Corais, Cabo de Stº Augustinho /PE; às suas mãos calejadas, pela construção do seu ideal, faz o churrasco que, divide: com a esposa, filhas, genros e netos – e, ainda, com amigos chegados, enquanto espera a tão sonhada aposentadoria.






¹EstherRogessi, Crônica: O Laureado Senhor, Recife,19/10/12.
²O que escreve tem por peculiaridade a observância – não pode ser alheio aos acontecimentos – desses, fluirá uma nova matéria.
³ Palavras compostas: O processo de composição no sentido de:
Radical +Radical=Palavra composta
Sentido I + Sentido II = Sentido III
Ex: VAI + VEM= vaivém ‘vicissitude.’



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=233739