poesias

Data 24/02/2013 14:12:24 | Tópico: Textos

apaixonei-me por literatura. pouco a pouco, travo conhecimento com poetas de vários lugares e vários tempos diferentes. tímido ainda, não falo muito, mas leio bastante e tento escutar tudo que me dizem. gosto de saber de suas origens, suas crenças, os problemas que enfrentaram, como foram enterrados, como nasceu a obra.

agora há pouco foi enterrado no cemitério de vila formosa, lá em sampa, o maior poeta que o luso-poemas teve a sorte de receber. chorei a morte dele tanto quanto a de meu próprio pai e senti praticamente as mesmas coisas. saudade do que não pude conversar, saudade do que não pude beber, saudade da companhia que nunca tive, da aula de história viva que nunca assisti.

aí vejo aqui, no luso, gente que parece se alimentar de poesias. gente que põe poesias pela boca, pelos dedos, que acorda e tem o prazer de escrever um monte de poesias num papel. vejo gente que as exibe orgulhosamente, registradas em cartório, provando a detenção, impedindo a cópia, publicando livros de poesias, ganhando prêmios, exibindo os prêmios ganhos, martelando que faz parte da academia dos honoráveis autores de não sei onde, exibindo fotos com grandes anônimos, presidentes da academia, também autores de poesias, declamando suas poesias no youtube pros amigos ouvirem e falando com toda a pompa do mundo: sou poeta, faço poesias.

meu senhor, minha senhora, poesias é o caralho.

poesia é o que desperta sentimento. poesia é o que move. você não escreve poesia, você não faz poesia. você sente poesia, cacete. poesia é essa coisa que você sente, o abstrato da coisa, tá entendendo?

a não ser que se dê uma distinção à palavra poesia, como por exemplo, "escrevo poesia marginal", esta coisa que você tão orgulhosamente ostenta chama-se poema. poema é a obra literária, poema é o concreto, o ovo que contém poesia.

aprenda pelo menos isso e você já vai dar um passo a frente. nem que seja pra pisar nas merdas de poesias com as quais a maioria suja o papel.

limpasse a bunda e dava na mesma.
ps:
não me venham com porra de definição do dicionário, que dicionário não é poeta.


__________________________________________
removido. concordo com o zeca e a roque.
nunca foi minha intenção "aparecer".
sobre isto, peço desculpas e agradeço.




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=242175