Memórias de Uma Insana II – Surto

Data 26/03/2013 16:16:13 | Tópico: Contos


Foto Betha Mendonça


Memórias de Uma Insana II – Surto
by Betha Mendonça

Na ala quatro do setor psiquiátrico o silêncio incomoda os ouvidos. É o isolamento. Quarto todo acolchoado: paredes, chão, cama, mesas...

Fui levada do setor um para lá depois da crise. O doutor e minha família mostraram ares de reprovação e desapontamento com a minha atitude... Mas, não eu tive culpa!

Despertei de repente com um latejar na cabeça. Eram tantas as vozes que falavam em línguas diferentes que fiquei descontrolada. Desejei que elas parassem. Quanto mais meu interior lutava contra elas, mais aumentam o tom dentro dos meus pensamentos.

No auge do desespero dirigi-me a um dos cantos do quarto e na tentativa de parar com o tormento, bati inúmeras vezes com a maior força que tenho com os lados do crânio nas paredes. E tantas foram às vezes e tanta a força empregada - o sangue a espalhar-se no cômodo - que perdi a consciência. Não sei se pelo traumatismo ou perda sanguínea, eu fiquei por dias desacordada.

Quando tornei a mim estava na ala quatro, os cabelos raspados, o couro cabeludo cheio de ferimentos com suturas semelhantes a uma convenção de centopeias.

Dizem que foram mais de setenta pontos para consertar o estrago feito. As visitas da família de semanais passaram a quinzenais. Mais isolamento... Achei até bom, por que eu não gostava do ar de piedade que me lançavam e da condescendência falsa que demonstravam ter.

O doutor mudou a medicação e o rumo da psicoterapia que estava usando. Disse que eu precisava me ajudar também. Não sabia como: já fazia o melhor que podia!Ele dizia que acreditava em mim e não ia desistir de me curar.





Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=244503