
CONVITE HOSPITALEIRO
Data 19/12/2007 03:00:17 | Tópico: Poemas -> Sociais
| CONVITE HOSPITALEIRO
Venham ao Faial da Terra, Linda aldeia portuguesa, Em S. Miguel, nos Açores. Pequena; contudo, encerra Bucolismo, singeleza, Paz, passarinhos e flores…
Quase ao fundo, junto ao mar, Foi cunstruída uma igreja, Mais além, o cemitério. Nos campos, gado a pastar… Doz quem do alto nos veja: -que lugar de refrigério!...
Nossa Senhora da Graça É, da terra, Padroeira, Em Setembro festejada. Nessa altura, quem lá passa, Diz: -Que gente hospitaleira, Embora tão isolada!...
A estrada, sempre a descer… Às vezes mete pavor Olhar aqueles abismos! Venham todos conhecer Este vale encantador, Sem lugar para ego´ísmos…
Em tempos que já lá vão, Segundo porto da ilha, Para a pesca da baleia. Famílias ganham o pão… Nos p’rigos, seu olhar brilha, Lançando o arpão, que cerceia…
Quase auto-suficiente Foi, outrora, em cereais, Que suas gentes colhiam… Muita moça, alegremente, Seca, nos seus estendais, Roupas, que todos vestiam…
Filho ilustre, o padre Elias, Foi uma celebridade, Que esta terra humilde honrou. Gastou suas energias A bem da comunidade: Mas Deus bem cedo o chamou…
Quando era seminarista, Notava-se a vocação Daquele jovem sensato. E foi o grande humanista, Na sua dedicação: Rege a casa do gaiato.
Subimos um descampado, Para os lados da Água-Retorta; Encontramos uma ermida. Ali, um crente, isolado, Em orações reconforta A sua dor mais sentida…
O flagelo emigração, Qual víbora tentadora, Chega um dia à freguesia. E é ver a população, Indo procurar, lá fora, Mais pão, para o dia a dia…
Terra perdida, entre montes… Divide-a longa ribeira, Que canta, e sabe rugir!... Agua, grátsi, pelas fontes, Será, de certo, a primeira Que vos recebe, a sorrir…
Não se irão arrepenter: A pouca população Vos convida, alegremente… Confirmem: venham cá ver… Camponeses também são Filhos de Deus… boa gente!...
|
|