
A Personalidade em "quadratura" à Alma
Data 03/08/2013 18:34:36 | Tópico: Textos
| Nascemos divididos num mundo dividido com memória de Unidade perdida", afirmou certa vez a Astrologa Maria Flávia de Monsaraz.
E assim é, somos Seres duais, divididos entre corpo e Espirito, Alma e Personalidade, Pensar e Sentir.
A Alma é isso que em nós Sente, isso que em nós Sabe, isso que em nós conhece e reconhece o Projecto de Deus ... o corpo, é esse veiculo feito de matéria "hipotecado" ao Tempo. O Espirito é Consciência ... Tudo somos nós e nós somos tudo! Seres incarnados em 3 dimensões!
Individuos que procuram a Unidade pois individuo significa, "não dividido", Uno. Assim como Universo significa, "versus uno", para a Unidade. E eis a Eterna proposta de Evolução:
O Ser Humano como micro-Universo do momento da sua 1ª respiração que se torna num corpo habitado por uma Alma que caminha através das experiências da Vida, pela via da Consciência, do caos para o Cosmos, da desordem para a Ordem, da "guerra" para a Paz.
Paz não estática, mas progressiva, pois ninguém encontra uma Paz total mas uma Paz continua ... Pode-se estar cada vez mais em Paz, nunca em Paz Total!
A Paz é uma conquista individual de cada um ... mundo interior mais ou menos pacificado, individuo mais ou menos pacifico, Ser mais ou menos Consciente. Cada um de nós é "medidor" da sua própria Paz!
Paz interior é sinonimo de Ser Consciente, Ser Consciente é sinonimo de Ser Amoroso, porque Amor é Consciência e Consciência é Amor, afirmou certa vez o Astrólogo Americano Alan Oken.
Em Astrologia, os Planetas relacionam-se entre si através de aspectos mais ou menos harmoniozos. No caso da quadratura surge como tensão que ocorre no "interno" de cada um entre duas partes distintas criando um conflito, uma dada crise na existência.
Quando nascemos somos formados por uma Alma, o Sentir emocional que nos habita, e uma Personalidade, um "novo corpo" numa "nova Vida". A Alma permanece a mesma!
Quando a Personalidade está ainda desconectada da Alma, o individuo vive apenas para o exterior, sucesso e trabalho. Arrogante e austero, activa o poder do seu Ego! Ego solitário, separado de todas as outras Almas!
Assim, logo que nascemos, activa-se no "dentro" de cada um, uma crise por quadratura entre a Personalidade e a Alma, pensar e sentir, Amor e desejo. Estar vivo é estar em Tensão constante e permanente.
Falta a Paz!
O Ser vive em crise, a Vida perece, somatizam-se doenças. E as doenças, são "infecções" que ocorrem no corpo físico nascidas da separação interna vivida por cada Ser Humano.
A Personalidade (Ego) está em quadratura à Alma (sentir). E só da sintese interior destes dois hemisférios opostos mas complementares poderá um dia surgir a Paz interior, e por conseguinte, a Paz com os outros, "nossos irmãos" de jornada, companheiros de caminhada.
Buda veio ensinar os Homens que a Luz está em nós e que pela meditação podemos encontrar o nosso centro interno, a nossa Alma, 600 anos depois, o Cristo, veio anunciar o Amor como uma Lei Cósmica e Universal. Cristo trouxe como Ensinamento aos Homens o encontro com o irmão, a partilha Balança.
Assim, devemos procurar primeiro no Budismo a nossa Alma para depois irmos ao encontro de todas as outras Almas pelo Cristianismo.
Buda veio preparar o Caminho do Cristo! Só assim se pode resolver progressivamente esta quadratura interna que vivemos como Condição de nascença entre Alma e Personalidade. A Personalidade converte-se à Alma e o Ser renasce na Monada,
o "Divino" que nos habita. Surgimos inteiros, profundos, Unificados ... A Alma Humana é no fundo a interacção entre dois limites, dois mundos.
Entre o infinitamente pequeno (matéria) e o infinitamente grande (Espirito-de-Deus). O infinitamente grande é o "Self", o Eu Superior! A Alma é o holograma de Deus, o corpo é o holograma do Cosmos ...
Deus está para o Universo assim como a Alma está para o corpo. Deus é invisivel, no entanto, inteiramente visivel.
Se alguém o quiser ver ou tocar deve considerar o calor do Sol, o circuito da Lua e as Estrelas do Firmamento. É lá que ele permanece, na sua própria Criação.
Assim, haverá algo mais visivel do que Deus?! Contempla em teu redor todas as coisas e encontralo-às!
Deus está em ti, habita em cada um de nós. Deus fez-se Homem pelo Cristo para que os Homens através do Cristo tornem a Deus, regressem às suas Almas.
Deus é a Vida e a Vida é Deus! Vida que somos, que sentimos que respiramos! Que seja para que o Amor de Cristo sempre nos Una...
Ricardo Louro.
|
|