
O SONETO MAIS BONITO E MAIS SENTIDO DA LITERATURA BRASILEIRA: HÃO DE CHORAR POR ELA OS CINAMOMOS... (ALPHONSUS DE GUIMARÃES)
Data 10/08/2013 21:28:48 | Tópico: Prosas Poéticas
| Hão de chorar por ela os cinamomos, Murchando as flores ao tombar do dia. Dos laranjais hão de cair os pomos, Lembrando-se daquela que os colhia.
As estrelas dirão — "Ai! nada somos, Pois ela se morreu silente e fria.. . " E pondo os olhos nela como pomos, Hão de chorar a irmã que lhes sorria.
A lua, que lhe foi mãe carinhosa, Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la Entre lírios e pétalas de rosa.
Os meus sonhos de amor serão defuntos... E os arcanjos dirão no azul ao vê-la, Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?"
Alphonsus de Guimarães. (1870 - 1921) Escola literária: Simbolismo/Neo-Romantismo.
__________________________________________________
É o mais bonito e mais sentido soneto da nossa Literatura... Soneto (= pequeno som) é um tipo de poesia de forma fixa (tem origem na Itália - entre os séculos XII e XIII) composta de catorze versos, divididos em quatro estrofes, sendo dois quartetos (quatro versos) e dois tercetos (três versos), geralmente, decassílabos (dez sílabas poéticas) com rimas no seguinte esquema de rimas: a-b-a-b/a-b-a-b/c-d-c/e-d-e.
No primeiro quarteto, a perda da amada é tão sentida que o poeta projeta na natureza todo o seu sofrer, ou seja, os cinamomos, aqueles que choram, murcharam até o final do dia, os laranjais, vão deixar cair os pomos quando sentirem a falta daquela que os colhia.
No segundo quarteto até as estrelas sentem a perda da amada (do poeta) e choram "a irmã que lhes sorria". No primeiro terceto a Lua também sofre com a perda.
No segundo terceto, os arcanjos, no céu, ao vê-la, vão lamentar a perda dele: -"Por que não vieram juntos?"
Augusto de Sênior. (Amauri Carius Ferreira) (FERREIRA, A. C.)
|
|