Você precisa aprender a se desapegar

Data 08/03/2014 23:19:30 | Tópico: Textos

“Você precisa aprender a se desapegar.” – personagem de George Clooney à personagem de Sandra Bullock no filme “Gravity” (Gravidade). Assisti a este filme hoje à tarde deitada em minha cama e esta frase foi o grande aprendizado do dia.
Desapego. Palavrinha difícil essa, não? Difícil de ser mensurada e vivida. Muitos confundem desapego com falta de interesse, de cuidado, de amor. Nada disso. Desapegar-se é ter interesse, ter cuidado e ter amor; e apesar disso saber de seu próprio limite diante das situações da vida. É não nadar contra o fluxo das coisas. É dar liberdade e libertar-se ao mesmo tempo. O desapego é o amor em essência porque não depende de uma condição para a existência do sentimento.
No filme, a personagem de Sandra Bullock havia perdido a filha de 4 anos num acidente ridículo; a não existência do ser amado, em nossa cabeça, entra em choque com nossos sentimentos pois nos dá a impressão do amor simplesmente não mais existir. Mas o amor não termina com a morte ou separação de quem amamos. O apego a esta confusão mental é que nos faz sofrer.
Desapegar-se com sabedoria deve ser algo essencial à saúde em todos os níveis. Mas para tal, necessário é perceber que nossos sentimentos são sempre NOSSOS. Sejam bons ou maus, o que cultivamos dentro de nós forja-nos para a vida. E isto independe do outro. Sempre.
Mas e o outro? Ah...”os outros” são nossos professores e alunos. Os outros são parte assim como eu e você. Pois foi exatamente através de uma precipitação desapegada de Amor Infinito que o TODO nos permitiu existir.




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=265209