Prelúdio de uma Sinfonia

Data 21/07/2014 15:41:31 | Tópico: Textos

Prelúdio de uma Sinfonia

Como um maestro com o dom e elevação que Deus lhe concedeu, ao dar-lhe a vida, vai vivê-la e arquitecta-la como um bom profissional todo o seu tempo terrestre. De pequenino, quantas vezes já mostra todas as virtualidades.
As notas soltam-se ao vento que as vai harmonizando conforme chegam sonantes ao ouvido. O martelo na bigorna tira sons graves, agudos, também os melodiosos que atraem os sentidos. Tanto por imaginar! São as claves de sol, fá, mi, de todas as notas e elas são sete é só contá-las. O número de Deus. Talvez tenha algo a ver! A sinfonia vai evoluindo e o prelúdio já harmonizado está perfeito.
Este um princípio de tudo.
Vem outra parte julgo a mais enérgica em que se valorizam
grande parte todos os instrumentos em conjunto, assim desde cordas, sopro, teclas e percursão que compõem a verdadeira fase da composição. A força hábil e subtil a que mais marca pelo entusiasmo vibrátil da obra. Imaginemos como uma traição e vingança essa prosaica energia.
Este, o outro segundo passo!
Agora vai abrandar. Os instrumentos tornam-se suaves mais tolerantes, harmoniosos, querem amor, disciplina á batuta que os rege, os sensíveis apegos que o Compositor lhe pede.
Interstício ultimo e conclusão. Terceiro tempo.
Recapitulando um pouco toda a metodologia empregada, vive-se uma serenidade de quem acorda de um sonho belo.
Lembrando aquele maravilhoso tempo que passamos ouvindo a musicalidade que hoje nos embala a vida e se revela como um balsamo! Os quatro andamentos.
Final da pauta.
Eis, a Sinfonia da vida!

Helena



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=275075