adjetivo é uma desgraça

Data 29/08/2014 20:57:32 | Tópico: Textos

adjetivo é uma desgraça. penso isso constantemente quando escrevo ou leio, seja prosa ou poesia. o adjetivo, principalmente em poemas, acaba por explicar muito e não dizer nada. transforma, pra mim, a poesia em televisão. coisa de gente que tem preguiça de usar a cabeça pra descrever e que escreve pra gente que tem preguiça de imaginar.

no entanto, não raro encontro poemas em que o uso do adjetivo está tão bem colocado que me desce com leveza. cito, por exemplo, o poema "amor", de joão apolinário, musicado pelos secos e molhados:

_______________________
Leve, como leve pluma
Muito leve, leve pousa
Muito leve, leve pousa

Na simples e suave coisa
Suave coisa nenhuma
Suave coisa nenhuma

Sombra, silêncio ou espuma
Nuvem azul
Que arrefece

Simples e suave coisa
Suave coisa nenhuma
Que em mim amadurece
_______________________

sinto que a utilização dos adjetivos foi tão suave como o amor dito nos verbos. coisa de gênio? talvez. ou talvez não. coisa que qualquer um com alguma capacidade e experiência consegue fazer, tal é a simplicidade dos versos desse poema. a genialidade é simples quando em poesia, penso eu.

o joão apolinário é apenas um exemplo de poeta que consegue utilizar e encaixar adjetivos sem tentar fazer do leitor um completo retardado.

gosto muito da palavra, mas tenho um preconceito horrível com adjetivo, uma verdadeira ojeriza. escrevê-los em poemas, a mim me dói. enquanto puder evitá-los, fico suave.




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=277656