Ser rico

Data 30/10/2014 12:27:46 | Tópico: Textos -> Desilusão

Ser rico

Ser rico é ser feliz, ter nobreza de sentimentos, deitar-se com a sensação de um bem-estar e de uma serenidade tal que depois da oração que cada um apresenta ao Pai lhe dá a confiança de proporcionar uma noite calma e adormecer sem qualquer dificuldade. Um sono bem dormido é um passo para o dia seguinte começar da melhor maneira. Há mais disposição para as beijocas da manhã, contar um sonho divertido, fazer umas partidas, umas cócegas nos pés dos
dorminhocos pequeninos que tanta pena faz, acordar.
Ter a felicidade de poder manter uma casa com o benefício de um emprego regular e uma vida digna. A isso eu chamo, privilégio e haver saúde o maior de todos. Claro que temos todos vontade de concretizar planos que às vezes não são propícios por termos despesas extras mas com orientação sempre se vão fazendo uns progressos. Hoje compreendo que será quase impossível a mulher não ter de se empregar para ajudar o marido nas despesas do lar. A vida está cara, as creches uma loucura para os bolsos dos pais em principio de vida, que seria a altura mais que indicada para os terem.
A saúde da mãe e das crianças devia ser prioridade para qualquer país que se preze, pois serão os continuadores no mundo. Infelizmente não vejo qualquer sinal de bem fazer, por mal haver, como se costuma dizer. Em dia os miúdos são filhos de pais quarentões ou pouco menos, o que traz complicações e mais acompanhamentos médicos dispendiosos o que seria evitável. Assim acabam por ficar por ali, um único filho. As crianças tornam-se egoístas, por vezes pouco educadas, pela mimalhice de que dispõem à vontade sem competidores à altura. Os colégios melhores as roupas de marca, mesmo que os próprios nunca tivessem nada disso e na sua meninice vivessem regradamente pela família que tinha talvez menos posses mas mais filhos que eram ensinados e bem educados que não se importavam de vestir a roupa que já não servia aos irmãos mais velhos e eram crianças felizes com poucos brinquedos a que eram afeiçoados. Alimentavam-se bem, tudo fresco e ecológico e não comidas de boião, nem sumos de frutos engarrafados, como tudo era diferente e mais económico. Com tudo muda!
Prós e contras do progresso ou estarei eu a ficar saudosista?
Helena




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=281307