PERIPLANO E PERÍPLANO

Data 07/02/2015 02:53:39 | Tópico: Artigos

OS MUIAMAS <--- CLIQUE AQUI

Segundo teóricos da palavra, a prosa poética pode se desdobrar num periplano em casos especiais. A busca de um ritmo sincopado nas palavras assíncronas, somada a interrupções brandas de eloquente envarve vai, linha por linha, moldando o texto que acaba se configurando num periplano auteêntico (que é mais do que autêncico) quando nas duas últimas linhas é apresentado um desvendar de outros cenários de convivência.
(Charlois d´éu Enmpallier)

______________________________________
PERÍPLANO

Agora proparoxítona, a palavra muda de sentido, inverte a mão. Passa a ser de lá pra cá, antes, era daqui pra lá.
Um períplano então passa a ser uma figura geométrica a cinco dimensões, só concebido nas suas formas por aqueles seres imaginativos que estudam álgebra linear e vislumbram o espaço a "n" dimensões, o tal "rn" que tanto tumultuou minhas jovens tardes de domingo, quando estudante de engenharia.
Na realidade, um períplano não serve para nada. Não se usa para praticar esporte algum, não serve para limpeza em geral e a matemática para representá-lo usa caracteres que ainda não existem, coisa assim bem hermética.
A interseção de dois ou mais períplanos - entendendo-se interseção como um conjunto de elementos que, simultaneamente, pertencem a dois ou mais conjuntos, é algo dificílimo de ser visualizado e é chamada de sólido grão-estribário de revolução vórtica - que será objeto de outro texto.
(leia "Períplanos - a magia do mais e do menos" de G. Gyllieu)
--------------------------------------

______________________________________

Tudo Mentira




MUITAS VEZES SOMOS LEVADOS A ESCREVER MENTIRAS VERDADEIRAS OU NEM MESMO ISSO, MUITO EMBORA O PERIPLANEIOÀS VEZES EXISTA DE FORMA METAFÓRICA.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=287414