ENSAIO SOBRE A LIBERDADE (I)

Data 11/07/2015 02:59:40 | Tópico: Textos -> Esperança



A pedido de uma menina da minha cidade, que gosta muito de uma apresentadora também muito querida por mim, escrevi um poema sobre ela, e publiquei em um site eletrônico.
Qual não foi meu espanto, ao receber um e-mail de uma certa Editora, (sem identificação de nome), chamando-me de retardada e idiota, dizendo que é por causa de pessoas como eu, que a referida apresentadora enriqueceu.
Pergunto:
Onde está a Liberdade de Expressão, nesta editora? Que tipo de livros ela publica?
Usei do meu livre arbítrio para escrever sobre uma personagem pública, quer queiram, quer não, muito querida, em todo o mundo, por crianças, jovens, adultos e idosos. Se ela enriqueceu, é problema dela. Enriqueceu fazendo sonhar várias gerações de crianças.
Gostaria de dizer, neste Ensaio, que minhas publicações são LIVRES, e sempre respeitei o estilo e o gosto alheios.
Enfim, neste mundo de deuses e deusas fabricados ou não pela mídia, podemos (ou não?) escolher a quem queremos enriquecer ou criticar?
Uns querem Fulano (não estou condenando), outros querem Fulana, outros ainda, preferem cantar e agradar as duplas sertanejas mais badaladas do momento. Estão enriquecendo com isso? É porque têm um dom, um talento que está sendo merecidamente valorizado. Ou porque a sua estrela foi predestinada para brilhar um pouco mais do que o comum, já desde antes do nascimento.
Gostaria de ser respeitada nas minhas manifestações de carinho e de admiração através dos meus textos literários, pois jamais pensei em levar um susto tão grande, com um desrespeito total à minha liberdade individual de expressão.
Aliás, a LIBERDADE DE EXPRESSÃO é quase uma súplica em todos os poemas que escrevo, pois sou filha de um soldado que esteve na Segunda Guerra Mundial, e desde que compreendi o valor desta palavra, procuro incluí-la nas minhas publicações, para lembrar e relembrar - sempre - que é preciso lutar todos os dias para manter a LIBERDADE já conquistada até o momento pelas almas mais sensíveis e mais livres do Planeta.

Saleti Hartmann
Professora e Poetisa
Cândido Godói-RS







Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=296117