O grande Caderno Azul - VIII

Data 20/02/2016 21:52:56 | Tópico: Textos

UM MINUTO EM HOMENAGEM AO GRANDE ESCRITOR ITALIANO UMBERTO ECO. UM DOS GRANDES DO SÉCULO XX

VIII

Le dernier nuit d'année de 2013

Sóbrio como um abade franciscano. Ao meio-dia bebi apenas três doses de cachaça com Mano Brown que degustava solitariamente uma cerveja sentado numa mesa no bar do finado Bispo na lateral externa do mercado. Quero entrar entrar o ano reto sem alcool, conseguir mais um real. Os gatos no cio brigam no telhado.A cadela late no quintal -os dedos inchados.
21:55 - Mano Biné com um "nascida" nas costas, não esta se sentindo muito bem. A princesinha Menor bem vestidinha de calça comprida e a chinelinha nova que ganhou da mãe no quarto de Larissa assistindo um desenho animado. O corpo dolorido, o cheiro fétido de uma urina de gato emana pela casa toda. Meu dedo doendo um pouco. Alguns anos atrás eu estava me preparando com a minha musa musa maior Dona Van e o nosso pequeno rebento para a nossa cerimônia particular no Anel Viário próximo ao Terminal Rodoviário da Praia Grande onde fazíamos todos anos as nossas reverencias a Iemanjá e ao ano novo jogando perfume e moedas ao mar. Tivemos muitos bons momentos e um amor inesquecível da minha parte. Posso afirmar que vivi um intenso amor feliz. Pena que a minha loucura alcoólica destruiu tudo. Um tremendo vacilo - faz parte da minha penitencia do meu destino ficar sozinho, celibatário.
23:00 - Nos estados das regiões sudeste, centro-oeste e sul que estão no horário de verão já comemoram a passagem do ano com um belo espetáculo pirotécnico nas orlas das praias. Danilo e a companheira apareceram, ela não me aprecia muito e nunca dirige a palavra para mim e eu estou pouco ligando. Sou assim mesmo , meio esquisitão e antissocial.. Minha cunhada já começou a sentir os efeitos de seu bom vinho que bebe solitariamente.
- Será que Carlos está ai? - pergunta ao ver a multidão na Avenida Paulista comemorando a chegada do ano.
Os fogos na Praia de Copacabana fazem um explendido espetáculo a parte, As pessoas pulam, se beijão , reverenciam o novo ano. Eu aqui deitado no sofá. Minha cunhada Cunhada vai para o terraço em companhia da pequena princesa. Começou a miadeira dos gatos em cio.
23:15 - O reggae bem alto vem da casa vizinha dos Correias inundando toda a rua. E o poeta solitário sonha por dias melhores.


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=305906