Ensaio de Psicanálise

Data 15/03/2008 21:14:06 | Tópico: Textos -> Outros

Estou lendo um livro que me foi emprestado por um amigo, e ao mesmo tempo, lendo um material que fala sobre psicanálise. Fiz um paralelo entre os
dois materiais e resolvi escrever um ensaio aqui. Espero que gostem. Uma frase que li e muito me chamou a atenção foi a seguinte:

"Posso ver o seu arranhão, mas não posso sentir a sua dor."

Parando para pensar, é uma frase bem profunda. Muitas vezes, tentamos compreender o outro, a sua dor, mas é impossível, porque tudo o que vemos é superficial. Não temos como enxergar o interior, a dor que consome, o sofrimento que perdura, por vezes, uma vida inteira.
Muitas pessoas sofrem hoje sintomas físicos, que nada mais são do que conseqüências de problemas na alma.
Uma dor no coração pode muito bem ser uma dor da alma. Quem já não sentiu aquele "engasgo", aquela dificuldade para engolir, diante de uma situação de angústia?
A psicanálise chama isso de "globus hystericus", ou seja, lágrimas engolidas.
A solução: chorar. Chorar é deixar transbordar a emoção, em toda a sua intensidade.
Não vai fazer mal nenhum, pelo contrário.
A mente vai se aliviar. Caso isso não aconteça, aquilo que ficou aprisionado na mente causará sintomas físicos. A pessoa adoecerá. De uma outra forma também, a angústia pode se manisfestar em forma de sonhos e/ou pesadelos.
Os sonhos também podem se tornar neuroses e trazer problemas físicos. Na verdade, temos que ver os sonhos como uma figura de linguagem, algo que nosso inconsciente quer nos dizer.
Tudo o que você é, resume-se na sua alma. E você é fruto do meio ambiente em que foi criado. Assim se molda a sua consciência. Somos seres contraditórios, por natureza. Sempre há dois lados: existe a noite, que abrange a escuridão, que pode trazer medo, por causa do desconhecido
escondido nas sombras. Mas por outro lado, existe o dia, que traz a lua, que nos energiza e com clareza, nos mostra a vida.
Entendemos então que, a essência da nossa vida não está nas coisas lá fora, nem em pessoas, mas dentro de nós mesmos. E de que forma podemos
descobrir a nós mesmos? Nos explorando, sem medo. Nos testando.

"Quem questiona a si mesmo, se depara com as barreiras do inconsciente, que contém justamente aquilo que mais importa conhecer."
(Psicanálise)

À margem de tudo, cuide da sua alma. Cuide de você. Equilibre-se. Viva em paz, consigo em primeiro lugar, para que possa viver em paz com as demais pessoas que te cercam. Seja feliz!



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=32445