a medida da morte

Data 13/09/2017 15:12:08 | Tópico: Crónicas



Contabilista de profissão, habituou-se desde novo a medir tudo na proporção das necessidades e do que devia, quer em dinheiro, quer nas emoções.
As emoções eram tal como o dinheiro uma moeda de troca, e embora, pelas contas dele fosse cobrador na família no que às emoções dizem respeito, vivia sozinho abandonado pela mulher e pelos filhos que não mais aturavam essa radicalização pelos números, espécie de histeria que tudo controlava em função “do que dou e do que recebo”.
Ficou a viver sozinho no apartamento para o qual tanto trabalhou, e considerou como justa paga pelos anos de colecta da percentagem bancária do seu vencimento mensal.
Ficou com as mobílias, que a família não lhe exigiu nada em troca da histeria que aturou.
De pijama no meio da sala observa os cadeirões forrados a couro que lhe custaram cerca de dois meses de ordenado. Pela porta entreaberta via a cozinha com electrodomésticos de última geração anunciados há vinte anos atrás e que lhe reclamaram a soma que já não se lembrava mas seriam qualquer coisa como 6 salários desse tempo. Coisa pouca para a ambição desse tempo de mostrar aos amigos que a amizade que lhes dava era bem paga na justa medida do conforto que lhes oferecia quando o visitavam! Pelos vistos os amigos não consideraram justo pagamento… deixaram de o ser, ou pelo menos deixaram de aparecer.
Há 15 anos que a sua vida se dividia entre a cozinha, a sala, o quarto e a saudade da família, da casa cheia de amigos para o qual contribuía mensalmente com cerca de 10% do ordenado.
Abriu a janela ampla da sala feita em alumínio duplo para evitar os ruídos da rua para a qual contribuiu com metade do salário de um mês…
Debruçou-se na janela aberta e calculou os metros até à rua, seriam pelas contas dele cerca de 12 metros. Debruçou depois o olhar novamente sobre a sala, as fotos dos filhos em criança… da mulher ainda nova… do primeiro neto… de um grupo de amigos no secundário…!
Precipitou-se no salto calculado de uma vez só… Demorou pelas contas dele cerca de dois segundos e meio até bater no cimento frio. Não teve tempo de calcular os metros quadrados de calçada que estragou com a queda!



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=328071