Mestre, o que é ser consciente?

Data 16/05/2018 23:46:52 | Tópico: Contos -> Minimalistas


- Mestre, o que é "ser consciente"?
* Ah, deixe-me ver o melhor modo de lhe explicar
“Ser consciente refere-se ao nosso modus operandi, ou seja, o de existir como sujeito no mundo. Relaciona-se intimamente com a forma que conduzimos as nossas vidas, e de modo especial aos laços emocionais que estabelecemos com as pessoas e as coisas em nosso cotidiano".
- Acho que entendi amado mestre, mas e aquela tal de ética, carta tão fora do baralho da justiça atualmente, também está incluída nisso?
* Sim, você lembou muito bem. Ser consciente é também se relacionar de forma ética com o próximo, e além disso com toda e qualquer forma de vida que habita o planeta, reconhecendo, respeitando, sustentando e aceitando suas necessidades e características únicas, garantindo, assim, o seu direito de existir e de se realizar enquanto ser humano e espécies viventes.
- Então poderia resumir professor que "Ser consciente é amar, sem condições e sem reservas, toda e qualquer expressão de vida".
- Sim, meu filho, isto é ser consciente planetário. O ser consciente é também crítico, proativo e revolucionário. Ele não se deixar adestrar, manipular ou esquivar-se por conveniência.
Ele é sobretudo, um ser comprometido com sua gente, o presente e o futuro do planeta em que habita e vive.
AjAraujo, o poeta humanista, escrito em 13/5/17.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=336018