Perspetiva

Data 12/01/2019 19:09:32 | Tópico: Textos -> Outros

Não consigo ter a empatia, de certa forma coragem e crueldade de muita gente. Tudo depende do ponto de vista, de uma pequena diferença de perspectiva.
Na semana passada durante o meu percurso para o trabalho matei um pássaro que bateu contra o vidro do meu carro. Não é que o sucedido me tenha impedido de alguma forma de concretizar as minhas atividades diárias, ou que me tenha transtornado a ponto de chorar, mas incomodou-me. Incomodou-me não só pelo facto de ter morto o pássaro, como também me pôs a pensar como seria viver com a liberdade do mesmo…
Ontem ao cortar uns arbustos num jardim encostado ao lago Bodensee deparamo-nos com um Pato fêmea que cuidadosamente protegia os seus ovos. O meu colega avisou o patrão e o mesmo pegou nos ovos e desapareceu com eles. Não sei se os levou para casa ou se os deitou ao lixo, mas o facto é que erradicou com eles do jardim. Se adivinho que o mesmo aconteceria eu próprio teria apanhado os ovos e os colocado num outro local onde o pobre animal os teria encontrado, e pudesse concluir a criação dos mesmos. Não apenas um dia inteiro a voar para o local do antigo ninho desesperada, mas hoje voltou a repetir o ritual…
Cada vez que via o pobre animal a voar até o ninho mais uma vez e de volta para o lago sem sucesso na sua procura, pensava “Como seria se fosse ao contrário?”. Fazemos tanto mal aos animais completamente despreocupados sem sequer um pesar de consciência… Entristece-me ver tal frieza… No entanto eu também a tenho. Uma simples formiga que me incomode, uma abelha, uma aranha, na hora não hesito em matar, no entanto, após sou capaz de ficar bastante tempo a pensar no porquê. Pois no fim sigo a mesma lógica de pensamento que o meu patrão que roubou os ovos ao pobre animal, apenas muda a espécie e o tamanho. É um tremendo absurdo seguir uma lógica destas, mas ainda matarei uma mosca, um mosquito ou qualquer outro inseto que me incomode.
Julgo a crueldade contra os animais, mas eu próprio a pratico, apenas de uma perspetiva diferente. E, não sou o único, muitos pensam o mesmo e agem da mesma forma que eu, e todos sabem que não faz sentido, que é errado, mas ainda assim agirão igualmente no futuro. Apenas porque são insetos e não animais!

Um pequeno texto escrito a 23/05/2018. Hoje deu vontade publicar...



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=341542