Brumadinho, ajuda humanitária

Data 07/02/2019 16:23:20 | Tópico: Textos

Brumadinho, ajuda humanitária
A arrogância de um determinado comando governamental durante a tragédia de Brumadinho chamou minha atenção. O mesmo disse em rede nacional que não precisavam da ajuda de voluntários.

Muitos voluntários deram o máximo que seus corpos suportaram no sentido de amenizar o sofrimento alheio. Não foram lá pelos mortos e sim pelos vivos. A vida é o bem maior de um indivíduo. Bem este que em primeira instância foi desrespeitado pelo poder econômico. Quanto vale uma vida, quanto vale a sua vida? Solidariedade é muito diferente de obrigação, de ser pago, remunerado para executar uma tarefa, é algo puro nascido de um coração que antes de tudo aprendeu a amar. Não é intenção desmerecer o trabalho do corpo de bombeiros, mas trazer a luz o trabalho especial do voluntariado. A imprensa noticiou algumas coisas, como uma lavanderia montada para lavar as roupas gratuitamente dos militares e costurá-las, comida, água e muito mais. Encontramos por lá equipes que ajudam familiares das vítimas com trâmites para enterro e velório, tudo gratuito. Alguns outros davam todo tipo de suporte para os voluntários, como comida, água e hospedagem. Os órgãos governamentais em algum momento encerarão por lá os trabalhos e a imprensa esquecerá o assunto, mas a ajuda humanitária jamais se retira de um local.

As organizações de ajuda humanitária têm como objetivo salvar vidas, aliviar o sofrimento e proteger a dignidade humana durante e após catástrofes naturais e desastres provocados pelo Homem.


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=341944