GRANDE CIRCO BRASIL

Data 29/08/2019 12:16:26 | Tópico: Poemas

UM CIRCO CHAMADO BRASIL:

E o dono do circo abre o espetáculo com sua cara de imbecil falando mal de parte da plateia e anunciando algumas mudanças. Uma minoria que se acha maioria, se veste como o dono/palhaço e aplaude o aumento dos bilhetes e a substituição dos bancos confortáveis por bancos de madeira.
Entram mais palhaços: Justiça, Meio ambiente, Saúde e Educação.
Todos são a negação dos seus nomes e suas trágicas piadas só agradam a plateia gorda, branca e sorridente, que se veste igual: meninos de azul. Meninas de rosa. O lanche distribuído são goiabas e laranjas da fábrica "Milícias Queiroz"... Negros, índios, homossexuais e mulheres sentam no chão. No centro do picadeiro arde em chamas uma árvore.
No altar de devoção da família proprietária, há imagem de um sujeito de bigodinho quadrado, ladeada por um fuzil, uma motosserra e uma garrafa de inseticida. Há espaço para uma picareta de mineração, uma peneira, uma bandeira vermelha e azul com suas estrelas brancas.
Buracos na lona só incomodam os mais simples e o Dono/palhaço os culpa pelos estragos anunciando mais um aumento dos bilhetes e a venda do picadeiro ao Grande Circo Trump.
Os palhaços na plateia apoiam as mudanças gritando: Mito.
O Dono/palhaço solta em frases curtas e mal decoradas o aumento das horas de trabalho da equipe de apoio, pobre como grande parte da plateia, mas submissa ao Dono.
O Grande Circo Brasil e sua direção decadente ainda agrada a alguns poucos.
O Espetáculo continua. (Proteus)


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=345371