Sofomania “Os homens preferem geralmente o engano, que os tranquiliza, à incerteza, que os incomoda”

Data 11/12/2019 20:37:57 | Tópico: Poemas





Sofomaníaca: pessoa estúpida que se acha altamente provida de inteligência

Luiza Fletcher

Todos nós conhecemos uma pessoa que, ainda que não tenha nenhum conhecimento sobre determinado assunto, insiste em mostrar “propriedade”, e fala sobre ele como se fosse a dona da verdade, jamais aceitando ser contrariada.



Conviver com pessoas assim é um verdadeiro teste de paciência, porque sua arrogância parece não conhecer limites.
Na era do Google e das redes sociais, os sabichões ganharam mais maneiras de espalhar seus discursos, e há até mesmo um termo para definir essas pessoas ignorantes que acreditam ser iluminadas pela verdade: “sofomaníacos”. Em uma rápida conferida em nossas linhas do tempo, podemos ver várias pessoas comentando sobre temas sérios, sem nenhum tipo de conhecimento, julgando todos aqueles que não concordam.

Qualquer notícia polêmica viraliza rapidamente nas redes sociais e provoca milhares de comentários, muitos deles brigas e mensagens agressivas direcionadas às pessoas de pensamento contrário. Perdeu-se o respeito pela opinião alheia, e as pessoas tentam provar que estão certas, mesmo que tenham que abandonar a razão e apelar para o desrespeito.





Aprenda a viver para agradar o seu coração e não a opinião dos outros!

Muitas pessoas são difamadas, humilhadas e muitas vezes têm suas vidas seriamente prejudicadas, graças aos desonestos que espalham notícias falsas apenas para denegrir a imagem de alguém e aos sofomaníacos, que perpetuam as mentiras porque não se dão ao trabalho de pesquisar, de buscar informação.




Tão sério é o efeito da sofomania, que as pessoas prejudicadas por ela buscam na justiça maneiras de encontrar auxílio.

Chegou o momento de refletirmos até que ponto podemos permitir que a ignorância dite os nossos comportamentos.
Cada um tem o direito de ter os próprios pensamentos e opiniões sobre tudo. Somos humanos e temos visões únicas sobre nosso papel na terra e como devemos nos comportar na experiência humana, e essas diferenças são positivas, pois nos permitem refletir e evoluir constantemente. No entanto, quando mostramos publicamente nossos pensamentos, seja nas redes sociais ou em qualquer outro ambiente público, devemos ter responsabilidade, educação e respeito. Precisamos ter o mínimo de informação sobre o que estamos falando, saber aceitar opiniões contrárias e conversar com pessoas que discordam de nós com paz e consideração. (aumentei esse parágrafo)




Nossa sociedade não aceita mais comportamentos negativos passarem despercebidos. Hoje em dia, as pessoas questionam, debatem e buscam justiça quando são ofendidas. Portanto, precisamos estar bem informados, precisamos procurar conhecimento e devemos, sim, aceitar opiniões contrárias e reconhecer quando estamos errados.

Conhecimento, educação e respeito nunca são demais! Portanto, comece a mudar em si mesmo os comportamentos sofomaníacos e dê exemplo para as pessoas ao seu redor.

Vivemos na era da informação, está na hora de usarmos isso a nosso favor. Seja consciente e não destrua relacionamentos por ignorância.







Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=346700