O Comunismo Social Democrata - Artigo de opinião

Data 13/04/2008 21:53:11 | Tópico: Crónicas

O Comunismo Social Democrata que se prega - sem noção disso - no mundo globalizante de hoje em dia, traz-me ao pensamento várias ideias que, para muitos, poderão ser vistas como anarquistas ou, quiçá, extremamente nacionalistas.
O facto de, cada vez mais, se escavar o fosso existente entre pobres e ricos, de procurar fazer política através dos preceitos da religião - não interessa qual -, de existirem países e governantes que se auto-consideram donos da razão e que se auto-excluem das decisões tomadas pelas Nações Unidas (fantoche nas mãos desses tais) por se considerarem muito acima dessas mesmas decisões, torna este pedaço de terra que todos os dias pisamos, num sanatório. Fazem-se leis que não se cumprem e leis que subjugam leis que não se cumprem, confusão total. Julgam-se criminosos de guerra, a quem se aplica a pena de morte pelas atrocidades cometidas, mas quem o faz permite que outros iguais permaneçam com as rédeas do poder. O mundo é anárquico e eu também o sou... mas comedidamente. O mundo é nacionalista e eu também o sou, tanto quanto anárquico.
Se oharmos a religião - aqui nas palavras de um agnóstico -, encontramos nos escritos, ditos de profetas, exemplos e facetas dos políticos que, repetidamente ao longo da história, têm delineado a forma como andamos, comemos, falamos, ouvimos e - imagine-se - fazemos sexo. Jesus Cristo, por exemplo e de acordo com os relatos bíblicos, terá sido o primeiro Comunista, na verdadeira acepção da teoria de Marx e Engels, por outro lado, a Igreja Católica (instituição) ignora e repudia o Comunismo.
O Corão defende o mesmo que a Bíblia com outros nomes e tempos, mas com os mesmos locais, e apoia, na pessoa de quem o estuda, a política, sendo que, por vezes, é levado ao extremismo humano, criando diferenças (também existentes até há bem pouco tempo na religião Cristã) entre raça, sexo, nacionalidade...
O mundo é Comunista porque os líderes dizem que temos de partilhar ciência, pão e vida.
O mundo é Social porque cada país é uma grande cidade e todas as cidades juntas são uma sociedade, a sociedade humana.
O mundo é Democrata porque deixa que cada um escolha a forma como vai matar o próximo.
Mas o mundo também é extremista porque necessita de leis que discriminem, sem as quais não haveria necessidade de partilhar o que quer que fosse.
Será possível entender?


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=34960