Nem toda pessoa negativa inveja a felicidade dos outros... (10/08/2018)

Data 21/07/2022 13:22:56 | Tópico: Textos


Nem toda pessoa negativa inveja a felicidade dos outros... Eu, por exemplo, pessimista, melancólico, nostálgico: pessimista em relação a mim, à humanidade e à Vida; melancólico por não encontrar a minha bem-amada, por não viver o Grande Amor, pelo Tempo perdido; saudoso de um passado idealizado, quando a vida parecia mais tranquila e as pessoas ao meu redor eram mais unidas, tempo em que um não tentava derrubar o outro, tempo de mentiras desconhecidas e falsidades mascaradas..., me alegro com a felicidade de todos que encontro nessa minha caminhada (desde que esta felicidade não seja o resultado de um mal feito a alguém ou a alguma coisa). Adoro ver e conhecer pessoas positivas e de bem com a vida e consigo mesmas, me agrada o sucesso de todos, conhecidos ou não. Não há nada mais belo do que casais se beijando e se amando, do que grupos de amigos se divertindo, do que pessoas realizadas no seu trabalho ou lazer, do que o riso de uma criança ou o sorriso de uma mulher; pessoas, enfim, que dominam com maestria a maravilhosa arte de viver! Ao mesmo tempo, me entristeço por aqueles que desistiram de seus sonhos, principalmente, se a causa desse abandono foi o dinheiro: nunca procure o caminho mais fácil, persista!

Invejar, pra quê? Nós deveríamos é torcer, apoiar, ajudar, lutar por nossos irmãos de espécie. Amar, sim! Já disseram todos os grandes sábios, poetas e profetas: o Amor é a resposta, o Amor é a cura. O amor pelos Seres e não pelas coisas... O amor real, total e indistinto! - ainda não cheguei nesse sentimento supremo, ainda odeio o Ser Humano, em especial, os meus inimigos e a mim mesmo, e todos aqueles que promovem o mal... mas embarquei nessa estrada... e talvez um dia chegue lá.

Como disse minha prima: “desde quando o fracasso de alguém significa o seu sucesso?” (aê, Leonor!). De outro lado, dizia, toda vez que me encontrava, uma garota que conheci no começo desse ano, fazendo sinais com as mãos, “eu estou aqui, e você aqui”, mostrando-me que estávamos em estágios diferentes na escala da vida (ela, é claro, estava num estágio superior! heeh). Mas como eu poderia estar num estágio inferior se sigo outra trilha? Como comparar vidas tão diversas? Cada um de nós tem os seus próprios sonhos e objetivos. Todos nós temos um propósito, um papel a desempenhar, um destino a cumprir. E muitos são os caminhos, infinitas são as possibilidades, tudo se arranjando conforme as nossas escolhas, as nossas ações... essa é a grande beleza da vida, essa é a maravilhosa aventura humana.

Nunca que a felicidade, o sucesso de alguém deveria provocar raiva ou inveja, mas inspirar, dar novo alento aos caminhantes (viver: caminhar, escolher, agir e ser!), deveria servir como Luz em meio ao caos cotidiano, como uma prova de que as coisas podem e devem melhorar, de que a vida pode ser diferente!

Ao embarcarmos em nossa jornada, devemos, antes de mais nada, prestar atenção ao que diz o nosso interior, ou como dizem, ouvir a voz do coração. Pois, são os nossos instintos e sensações (intuição e percepção) que nos guiam e as nossas inclinações que nos mostram o caminho.

Espero que esse texto faça algum sentido... heeh...



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=363634