Ah, a verdade e a ilusão, um par intrigante.

Data 17/11/2023 23:11:37 | Tópico: Poemas -> Amor



A busca pela verdade é uma constante na história da humanidade, mas muitas vezes vemo-nos envoltos em tramas de ilusão que obscurecem essa busca.

A verdade é a realidade objetiva, daquilo que é factual e independente de cada percepção individual, por outro lado, a ilusão tem origem nessa realidade, moldada pelas nossas percepções, emoções e opiniões.

É incrível, como a ilusão se pode manifestar de diversas formas. Pode ser fruto da nossa própria mente, como quando vemos algo que não está lá ou interpretamos informações de maneira distorcida.

Também pode ser construída socialmente, através de narrativas coletivas, culturais ou mesmo manipulações por parte de instituições ou figuras de autoridade.

Às vezes, uma ilusão torna-se tão arraigada na nossa percepção que é difícil distinguir entre o que é verdade e o que é fabricado pela nossa mente. As redes sociais e os meios de comunicação, por exemplo, muitas vezes criam ilusões ao apresentar uma versão parcial ou distorcida dos fatos.

A filosofia, sociologia e a psicologia e até mesmo a neurociência exploram profundamente essa dicotomia.

Como percebemos a verdade?

Podemos realmente consegui-la sem sermos influenciados por ilusões?

É um campo complexo, pois até mesmo as nossas percepções da realidade podem ser ilusórias, já que são filtradas pelas nossas experiências, predisposições e emoções.

No entanto, mesmo com todas essas camadas de ilusão, a busca pela verdade persiste.
A ciência, por exemplo, é um dos caminhos que tenta vender essa verdade objetivamente, através de métodos rigorosos e da busca pela evidência empírica.

Mas mesmo a ciência não é imune a ilusões, já que é conduzida por seres humanos suscetíveis a visões e interpretações errôneas.
Talvez o equilíbrio esteja em aceitar a inevitabilidade das ilusões, ao buscar constantemente a verdade, questionando as nossas percepções e opiniões, mantendo a nossa mente aberta e a disposição para reconsiderar o que pensamos saber.

É um desafio constante, mas é nessa jornada que encontramos o enriquecimento pessoal e intelectual.

Alice Vaz de barros


Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=370387