
SÃO JOÃO DA PONTE - MG
Data 18/04/2025 20:35:01 | Tópico: Acrósticos
| https://youtube.com/shorts/aEjcgbLdWT4?si=3-RxDXtDh8pUyLxY
S obre os afluentes do Rio Salobo, onde a história traz um rastro feliz. A colhedora e singela cidade, teve seu início, plantou florescente raiz. O nde a imagem de São João Batista figura na cidade, na Igreja Matriz.
J untos, os Ponteses celebram em trinta e um de dezembro a fundação. O nde a data magna se firmou, outrora distrito, agora toda a gratidão. A queles que se empenharam na luta para conquistar essa missão. O stentando hoje, enfim, com garbo, o hino, a bandeira e seu brasão.
D esfruta hoje, com orgulho, o tesouro, festejando em Folia dos Reis. A lma vibrante que acolhe a data, mil novecentos e quarenta e três.
P reciosa cultura, a vaquejada com seus costumes faz o chão tremer. O nde, neste rincão amável, os turistas são recebidos com bem-querer. N a Festa de São João, a sanfona ressoa o som que adentra o ser. T radições manifestadas na praça central nos alegram, lindo de se ver. E sta cidade hospitaleira encanta a todos com seu jeitinho de viver.
DATA 18/04/2025
Esta obra é um tributo à alma mineira e à trajetória de São João da Ponte. Como escritor e compositor, o meu desafio foi unir a precisão histórica — como a fundação em 31 de dezembro e a emancipação em 1943 — com a sensibilidade poética que a cidade merece.
Através da técnica do acróstico, escondi o nome desta terra hospitaleira nas letras iniciais de cada verso, conduzindo o leitor pelas águas do Rio Salobo, pelo som da sanfona na praça central e pela força da nossa querida vaquejada.
É um poema feito para ser lido e sentido, respeitando a métrica e a sonoridade que honram as tradições de Minas Gerais. Que cada estrofe seja um abraço fraterno a todos os ponteses.
Geremias Bom Sucesso Poeta e Escritor de Letras e Acrósticos Canal: Letras & Canções
|
|