Segunda-feira, 24/11/1925

Data 25/11/2025 11:59:03 | Tópico: Textos

Monday, 24
- Bom dia! – Cumprimentou uma senhora que o filho viera deixa-la na parada. Eram cinco horas da manhã, ainda escuro e aos poucos os primeiros passageiros vão se aproximando. Dois ônibus do Piancó passam no sentido bairro e quebram no canto da Praça das Sete Palmeiras, Vila Embratel e entram na rua 18 e desaparecem. Então aconteceu, a caneta esta a qual estou escrevendo falha, deixando-o um pouco chateado. Para acalma-lo começou a ler Dashiel Hammett. Acordara as quatro, banhara-se no quintal as quatro e meia e quinze minutos depois saia da pensão. Chamara a caçulinha para fechar o trinco da porta. As cinco e cinco embarcou no primeiro314 e deu de cara com seu algoz, sentado atrás do motorista o mesmo que lhe agredira com uma planchada de facão nas costas em outubro de 2013 – rolou a borboleta e foi sentar-se no fundo. Desceu na Deodoro e as cinco e sessenta e cinco apanhou o UEMA-IPASE e as seis e meia chegou a clinica dos idosos na Cohab, recebendo a senha 13 do laboratório. Uma enfermeira baixinha tirou-lhe o sangue e deu-lhe dois recipientes para a urina, que foi fazer no banheiro e voltou para entrega-la.
As nove na parada em frente a Maternidade Marly Sarney e apanhou um direto descendo no Terminal da Praia Grande e de lá, entrou na Igreja do Carmo, fez suas orações e desceu para a agencia da Caixa Econômica da praça João Lisboa – primeiro o susto, quatro caixas eletrônicos invalidaram a operação, alegando que meu cartão estava invalido. Suei frio, esse drama se repete – mas o quinto para o meu alivio aceitou e por milagre recebi os meus proventos.
Passei por dentro da Casa das Tulhas – a feira da Praia Grande – a tentação de beber somente uma latinha no Irmão, mas o bom senso venceu e segui em frente. Na banca da Loura em frente ao terminal, encontrei um sucesso dos anos 70 – “Todos os homens do presidente” de Carl Bernstein & Bob Woodward e outro da minha autora americana favorita Lilian Hellman – “Caça a bruxa” – bacana, não hesitei e os comprei, deixando um Durrel, um amigo de Henry Miller para a próxima vez. E voltei ao ninho na pensão.
Noite – o meu agente e monitor não apareceu, fiquei a tarde toda na expectativa do pretenso dinheiro.
Perto da meia-noite, comi o quarto cachorro frio de salsichas geladas. Paguei a senhoria, a metade e o velho Lasierra que ficou felicíssimo, tava piririco. Reassistir “Trumbo- a lista negra” – que narra o drama vivido pelo roteirista mais bem pago de Hollywood na época da caça as bruxas nos anos 50 comandadas pelo alcoólatra senador McCarthy e seus cupinchas, entre eles o futuro presidente pilantra Nixon – Hammett e ele e outros foram presos, perderam seus contratos – uma coisa triste.





Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=381606