Sabado, 29/11/2025

Data 30/11/2025 11:50:58 | Tópico: Textos

Samedi, 29
Madrugada começo. Bem que eu poderia passar a noite toda escrevendo como fazia os meus mestres incontestes Balzac e Dostoievski, confesso que não tenho a capacidade e nem a genialidade desses dois titãs da literatura universal. Não sirvo nem para amarrar os cadarços de seus sapatos. Sou uma nulidade, entretanto na desisto, continuou teimando na busca da escrita perfeita. A minha cabeça a mil – pensando, pensando – a preguiça não deixa coloca-los no caderno, prefire ler ao escrever. Eta poeta fulero!
Tarde – no Lasierra. Charmille tira seus atrasados, passou a semana toda na seca, enquanto os concorrentes em frente riam a socapas com suas mesas ocupadas pelos clientes. Ele espumava no seu silencio. A esposa do comandante trouxe-lhe o almoço.
- Vou ao velório! – disse Seu Lasierra guardando as tralhas da calçada – morreu o conhecido da igreja.
E de repente no bar de Charmille fica apenas as damas, os acompanhantes foram embora sem conseguir nada. E elas não estão nem ai, querem é curtir. A decana Noca seria como uma dama de alto respeito bebe sozinha. E o reggae de Jimi Cliff ecoa.
O sr. Vince já foi para a pensão levando seu bandeco, depois de enxugar umas cervas no Zé Filho. A colombiana cheia de carnes, num modelito provocador influencia os clientes. O compadre a pé, um pai de família de volta ao lar para o almoço. O sósia de Willes Snipes desfila garbosamente na sua magrela.
De volta a pensão com seu copo de vodka. O sr. Vince almoçava a metade do bandeco e deixou o resto para o poeta. Hojé é uma boa buchada de boi com todas as verduras preparada com esmero pela Sra. Vince. Recolheu-se aos seus aposentos e num gole só entornou a vodka e caiu na cama.
Final da tarde – tudo na pensão vira uma polemica com direito a uma discursão básica como nas famílias dostoievskianas – o poeta apenas escuta enquanto assiste seus vídeos no you tube e sonhando quando for embora. A sra. Vince gosta e fica puxando assuntos que não tem nada a ver só para instigar uma altercação. Um bom filme com Nicola Cage – Perigo em Bangkok.



Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=381666