SEgunda-feira, 29/12/2025

Data 30/12/2025 20:55:37 | Tópico: Textos

Segunda-feira, 29
- Tá aqui o seu . – disse a atenciosa atendente baixinha e morena colocando o prato com o pão com ovo e o copo de café com leite sobre a mesa.
Era mais de sete horas da manhã e o poeta tomava o seu desjejum no terminal rodoviário da baixada ocidental no Anel Viario – no alto do outro lado a silhueta da icônica igreja do Desterro, onde o poeta imortalizou:
“Rezo dia e noite
Diante a tua torre simbólica
Pedindo a Deus
A remissão de nossos pecados
No juízo final”
Depois do simples breakfest, o poeta atravessou cautelosamente as duas pistas e na cabeça um reggae de Jimi Cliff “Struggling man”.
A sede da escola de samba “Flor do Samba” – a mesma que a quase cinquenta anos atrás parava em frente a residência de seus pais na Rua Afonso Pena, Desterro e o saudava ao toque dos tamborins de couro de gato.
- Vai querer, vai querer – gritavam em uníssono todos os humildes brincantes da rustica bateria – Vai querer, vai querer – tudo
- Para a flor do Samba – Nada
- Para o seu Bamba, tudo!
Então ressonava o apito estridente e era aquela algazarra típica. Papai Bamba acendia os rojões e entregava uma caixa de aguardente para os brincantes a maioria peixeiros, carroceiros, estivadores e as poucas baianas suadas do pescoço empoado. Mestre Sapo, o mestre sala rodopiando como papai pirilampo de Fred Astaire fazia a corte.
No sopé da escadaria, um irmão de infortúnio dormia angelicamente. Os corrimões e os para peitos da canos desapareceram – sobre o portão principal da sede, uma grade sobre ela que o poeta e seu ajudante Karl soldaram no lugar, há mais de quarenta anos atrás.
O Dr. IA o mandou a Secretaria de Saúde do município no Parque Bom Menino para tirar o novo cartão do SUS. Viagem debalde, pode tirar no posto de saúde local. Batido de lá rumou ao Centro Pop no Diamante – ganhou uma pulseira para almoçar gratuitamente em qualquer restaurante popular. No caminho para a parada, na Praça da Republica deu para um irmãozinho que perambulava atoa. O psicólogo, seu acompanhante social está de recesso, somente ano que vem. Na parada em frente a faculdade Estácio embarcou num UEMA_IPASE descendo em frente ao mercado da COHAB e nele penetrou de um lado para outro. Na clinica recebeu seus exames e agendou o retorno.
- O senhor esta na lista de espera – disse uma branquinha simpática de mascara atrás do monitor – Entraremos em contacto com o sr.
Ok! Baby – missão comprida e apanhei um bus em frente a maternidade Marly Sarney e desci em frente ao terminal da Praia Grande – como de praxe dei um pulo na banca de Dona Loura e para minha surpresa encontrei o velho mestre Henry Miller “O mundo do Sexo” e “Os Dez dias que abalaram a terra” do jornalista americano Jonh Reed sobre a revolução russa de 1917.
DE volta a terrinha, quatro latas de Glacial no Seu Raimundo, guardei-as no congelador, tirei a minha gororoba desde de Natal adormecia – umas boas almôndegas com legumes, ovos e nissin niojo. Me empaturrei.




Este texto vem de Luso-Poemas
https://www.luso-poemas.net

Pode visualizá-lo seguindo este link:
https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=382057